Santa Cruz

SANTA CRUZ

Com estratégia 'jogo a jogo', Santa Cruz estreia na Copa do Nordeste contra o Confiança

Técnico coral quer o Tricolor fazendo planos a curto prazo na temporada

postado em 16/01/2018 08:15 / atualizado em 16/01/2018 09:21

Rodrigo Baltar/Santa Cruz
Duas edições após a conquista da sua primeira Copa do Nordeste e atual semifinalista da competição, o Santa Cruz inicia uma nova jornada no regional com um panorama geral muito distinto sobretudo daquele em que se tornou campeão. Em vez de a Série A, a Série C. Elenco mais modesto, orçamento mais enxuto, sonhos mais contidos. A estratégia do técnico Júnior Rocha é afirmar que o time buscará, nesta temporada, metas “jogo a jogo”. O primeiro passo de um destino ainda enigmático, futuro cheio de poréns, acontece às 21h45 de hoje, quando o Tricolor enfrenta o Confiança, na Arena Batistão, em Aracaju.

Do elenco que terminou 2017 carregando nas costas o peso de um rebaixamento, pouco restou. O lateral-direito Vitor, o volante João Ananias, os atacantes Augusto e Grafite, além de outros atletas frutos das divisões de base permaneceram no clube, que praticamente remontou na íntegra o grupo. Situação forçada pelo corte de quem não mais receberá cotas fixas da televisão (na Série B, eram cerca de R$ 5 milhões) e tem no passado muito recente repetidos meses de salários atrasados. O objetivo, com uma folha salarial mais modesta (em torno de R$ 250 mil), é pelo menos voltar a pagar em dia. Para tanto, o sucesso em campo se faz paralelamente necessário. 

No total, foram contratados 15 reforços que trabalharam em 21 dias de pré-temporada. Dois jogos-treinos: Agap (6 a 0) e América-PE (1 a 1). Resultados, segundo o treinador, secundários em detrimento à necessidade de preparação. “Gostei muito do nosso padrão e temos que melhorar muito ainda ainda para nos tornarmos uma equipe mais competitiva”, alertou o realista treinador coral.

Sem Grafite, ainda em busca do melhor condicionamento físico, o esquema tático tricolor não deverá ter um centroavante de referência nesta noite. Atacante de velocidade, mais conhecido por jogador pelas pontas do campo, Augusto deverá ser mais acionado dentro da área. “Os gols de Augusto (nos jogos-treinos) saíram mais por dentro do que pela beirada. Ele é um atleta agudo, mas hoje é quem joga mais por dentro mesmo com todas as dificuldades”, disse Júnior Rocha.

O único desfalque de última hora foi o zagueiro Augusto Silva. Sem ser regularizado a tempo, o atleta que vinha atuando como titular, fica de fora do time. Genílson é o substituto natural.

Confiança

Equipe de Série C tal qual o Santa Cruz, o Confiança promete ser um teste à altura tricolor para este começo de ano. Também em busca de ritmo jogo, os comandados do técnico Ailton Silva estrearam no estadual no último sábado, em casa. O resultado não foi bom. Atual campeão estadual, o adversário coral somente empatou em 2 a 2 com o Olímpico após sair perdendo por dois gols de diferença. Gols de Rai e Léo Ceará.

Ficha do jogo

Confiança
Rafael Robalo; Arlan, Gabriel, Vitor e Radar; Diogo, Zaquel, Rafael Vila e André Beleza; Klenisson e Leo Ceará. Técnico: Ailton Silva.

Santa Cruz
Tiago Machowski, Vítor, Renato Silveira, Genílson e Paulo Henrique; Jorginho, João Ananias e Daniel Sobralense; Arthur Rezende, Robinho e Augusto. Técnico: Júnior Rocha.

Local: Lourival Baptista, em Aracaju.
Horário: 21h45 (do Recife).
Árbitro: Diego da Silva Castro (PI).
Assistentes: Rogério de Oliveira Braga (PI) e Mauro Cezar Evangelista de Sousa (PI).