Santa Cruz

SÉRIE C

No atual formato da Série C, apenas sete times conseguiram classificação na última rodada

Por média, apenas uma equipe entra no G4 na última rodada da primeira fase a cada ano, Santa e mais quatro podem conseguir esse feito em 2019

postado em 20/08/2019 17:14 / atualizado em 20/08/2019 17:15

<i>(Foto: Paulo Paiva/DP Foto)</i>
Na penúltima rodada da primeira fase da Série C 2019, cinco times que estão fora do G4 ainda têm chances de classificação. Um deles é o Santa Cruz, atual quinto colocado do Grupo A, atrás do G4 pelo menor número de vitórias. As equipes, porém, terão que lutar contra o retrospecto. Desde a instauração do atual formato da Série C, em 2012, somente sete equipes que estavam fora do G4 na penúltima partida conseguiram a vaga nas quartas.

Desde 2012, a Série C é disputada no formato de dois grupos levando às quartas de final. Se somássemos todos os anos de disputa, já seria 14 grupos e 56 classificações à segunda fase da Terceira Divisão. Daí, porém, alterações de última rodada só aconteceram em seis oportunidades, beneficiando sete equipes. Isso significa que apenas 12,5% das equipes que já conseguiram a classificação na primeira fase da Série C não estavam no G4 ao final da penúltima rodada. Uma média de uma equipe se classificando na última rodada a cada ano.
 
Na presente temporada, cinco equipes pleiteiam essa teórica única vaga. Pelo Grupo A, Santa Cruz, Ferroviário-CE e Botafogo-PB almejam as vagas que hoje estariam com Imperatriz-MA e Confiança-SE, cearenses e sergipanos fazem confronto direto. Na outra chave, Volta Redonda-RJ e São José-RS querem desbancar Paysandu, Remo e Ypiranga-RS. A rodada terá confrontos diretos entre os dois primeiros, além do clássico paraense.
 
Em duas oportunidades, os G4 da 17º rodada foram iguais aos da 18ª. Isso ocorreu em 2018 e 2015. O Tricolor, inclusive, que hoje espera uma classificação na última partida, já viveu o lado oposto da moeda, em 2012, quando foi eliminado pelo Icasa-CE na 18ª rodada. Aquele ano, inclusive, foi o único no qual ocorreram mudanças em ambos os grupos, com a Chapecoense saindo do G4 para a entrada do Caxias-RS no Grupo B.
 
A história do Santa também se cruza com outra de classificação na última rodada. Na Série C de 2013, edição vencida pelo tricolor pernambucano, o Grupo B viu o Betim-MG ultrapassar o Mogi Mirim-SP na última rodada. Os mineiros, estiveram no caminho tricolor no jogo que definiu o retorno do Santa à Série B.
 
Nos demais anos em que houve troca no G4 na última rodada, algum time que está na briga neste ano acabou sendo eliminado. Em 2014, o Botafogo-PB esteve junto ao ASA de Arapiraca na eliminação frente a CRB e Paysandu na única mudança dupla da história, pelo Grupo A. Dois anos depois, o Ypiranga de Erechim deixou o G4 para a entrada do conterrâneo Juventude. E, em 2017, o Remo ficou de fora do G4 depois da entrada do Confiança.

Dentre essas sete classificações, quatro terminaram em acesso para o clube. Icasa (12) e Paysandu (14) foram vice-campeões nacionais na oportunidades, enquanto CRB (14) e Juventude (16) foram eliminados nas semifinais.

CONFIRA TODAS AS MUDANÇAS DE ÚLTIMA RODADA NO G4 DA SÉRIE C

2012 - Grupo A - Santa Cruz (PE) eliminado, Icasa (CE) classificado.
2012 - Grupo B - Chapecoense (SC) eliminada, Caxias (RS) classificado.
2013 - Grupo B - Mogi Mirim (SP) eliminado, Betim (MG) classificado.
2014 - Grupo A - Botafogo (PB) e ASA (AL) eliminados, Paysandu (PA) e CRB (AL) classificados.
2016 - Grupo B - Ypiranga (RS) eliminado, Juventude (RS) classificado.
2017 - Grupo A - Remo (PA) eliminado, Confiança (SE) classificado.