Santa Cruz

SANTA CRUZ

Santa Cruz tenta quebrar tabu de seis anos sem vencer o Náutico no Estádio dos Aflitos

Última vitória tricolor no estádio alvirrubro aconteceu no dia 31 de março de 2013. Em Campeonatos Brasileiros, jejum coral chega a quase 14 anos

postado em 21/08/2019 10:56 / atualizado em 21/08/2019 11:14

<i>(Foto: Paulo Paiva/DP)</i>
Para conseguir a classificação às quartas de final da Série C, o Santa Cruz precisa fazer algo que não acontece há seis anos: vencer o Náutico nos Aflitos. A última vitória tricolor no estádio alvirrubro foi no dia 31 de março de 2013, pelo Campeonato Pernambucano. Com gols de Natan e Dênis Marques, os corais ganharam o duelo por 2 a 0 e assumiram a liderança do Estadual, que antes do confronto era do Timbu. Esta partida encerrou um longo jejum: desde 2005 a Cobra Coral não derrotava o Alvirrubro no seu estádio. O que significa que, em Campeonatos Brasileiros, o tabu é de quase 14 anos.

Depois dessa vitória coral, as equipes se enfrentaram poucas vezes nos Aflitos. Ainda em 2013, pela semifinal do Estadual, o Náutico venceu por 2 a 1, mas quem avançou à decisão do campeonato foi o Santa Cruz, por ter feito um gol fora de casa (no duelo de ida, o Tricolor ganhou por 1 a 0 no Arruda).

Aquele duelo pela semifinal do Estadual ficou marcado por dois fatos que poderiam ter sido históricos. O primeiro, foi a possibilidade, prevista no regulamento, de o finalista ser decidido por sorteio. Bastava que o confronto de volta terminasse 1 a 0 para o Náutico e as equipes tivessem o mesmo número de cartões no Estadual. Era o que aconteceria até os 33 minutos do segundo tempo, quando Dênis Marques, de pênalti, empatou o jogo, acabando com a chance de sorteio. O Timbu fez 2 a 1 no fim do jogo.

Outro fato que poderia ter sido histórico é que aquele duelo parecia ser o último Clássico das Emoções nos Aflitos, já que o Náutico passaria a mandar seus jogos na Arena de Pernambuco. Com a volta do Alvirrubro para sua casa, no fim do ano passado, este ano houve mais dois jogos no Eládio de Barros Carvalho. E ambos terminaram empatados.

O duelo que marcou o retorno do Clássico das Emoções para os Aflitos após quase seis anos aconteceu pela Copa do Nordeste. No dia 9 de fevereiro, alvirrubros e tricolores empataram em 2 a 2. Depois, no dia 17 de março, pelo Campeonato Pernambucano, o empate foi sem gols.