Santa Cruz

PERNAMBUCANO

Contra Afogados, algoz recente, Santa Cruz busca encaminhar vaga antecipada às semifinais

Se vencer a Coruja, Tricolor precisará de apenas mais uma vitória para garantir-se antecipadamente entre os quatro melhores do Pernambucano

postado em 19/02/2020 08:25 / atualizado em 19/02/2020 09:01

(Foto: Rafael Melo/Santa Cruz)
Depois de empatar sem gols com o Central, em Caruaru, no último domingo, o Santa Cruz agora pega a estrada, rumo ao Sertão do Pajeú, para enfrentar, também pelo Campeonato Pernambucano, outro adversário - bem mais parelho que a Patativa. Que, inclusive, no ano passado, foi o algoz da Cobra Coral na eliminação, nos pênaltis, pelas quartas de final do Estadual: o Afogados da Ingazeira.

E será diante da empolgação da Coruja com a proximidade de um dos jogos mais importantes da sua recente história, diante do Atlético-MG, pela 2ª fase da Copa do Brasil, que o Tricolor, atual líder com 13 pontos conquistados, vai tentar carimbar, antecipadamente, sua passagem à semifinal do Pernambucano.

Isso porque, caso vença o Afogados da Ingazeira hoje, o Santa Cruz dependerá apenas de mais um triunfo nas três rodadas restantes do Estadual - assim totalizando 19 pontos - para encaminhar-se às semifinais. Mas, para isso acontecer, o duelo entre Sport e Salgueiro, também na mesma rodada, precisa de um vencedor.

Para o jogo de hoje, o técnico Itamar Schülle volta a ganhar um reforço de peso. E em um setor que vem sendo o  trunfo da equipe neste início de temporada: a zaga. O capitão da equipe e titular absoluto do Santa Cruz, o zagueiro Danny Morais, que cumpriu suspensão automática no confronto diante do Central, volta a ficar à disposição. 

Outro que pode aparecer na defesa coral é o estreante Célio Santos. Após dois anos sem jogar, o zagueiro entrou logo aos cinco minutos do primeiro tempo contra a equipe caruaruense, após a expulsão de Denílson e agradou bastante o comandante do Santa Cruz. Sendo assim, abre-se uma possibilidade de, por exemplo, o então titular Wiliam Alves ser o preterido pela entrada de Célio.

Além dessa mudança, a tendência é de que o volante da base André, que fez sua primeira partida como titular na equipe diante da Patativa, no último domingo, volte ao banco de reservas. O titular da posição, Bileu, que estava com desgaste físico, deve retornar ao posto e dividir o meio de campo com Paulinho.
 
Por outro lado, o centroavante Victor Rangel pode, finalmente, ser relacionado para o duelo contra o Afogados da Ingazeira. Apesar de ter ido para Caruaru e não ter jogado, Rangel viajou com o grupo, trabalhou com bola nos treinos junto aos companheiros e vive a expectativa de estrear com a camisa do Santa Cruz.

Como vem o Afogados 

Se o Santa Cruz vive um bom momento, o Afogados vive um sonho. Além de estar no páreo na disputa pelos primeiros lugares no Campeonato Pernambucano, na terceira colocação, com nove pontos - dois a menos que o vice Náutico -, pela primeira vez, em sua recente história, conseguiu disputar sua primeira partida em competições nacionais. 
 
Diante do Atlético-AC, pela Copa do Brasil, a Coruja goleou por 3 a 0 e agora se prepara rumo à segunda fase, quando jogará com o Atlético-MG, no Vianão. Além disso, no Estadual, o time do experiente Pedro Manta se junta a Náutico, Santa Cruz e Sport como os únicos clubes que ainda não perderam na competição.

FICHA TÉCNICA

Afogados da Ingazeira 
Wallef; Jader, Heverton, Edivan e Nem; Douglas Bomba, Eduardo Erê e Candinho; Philip, Aurélio e Diego Ceará. Técnico: Pedro Manta. 

Santa Cruz 
Maycon Cleiton; Júnior; William Alves (Célio Santos), Danny Morais e Fabiano; Paulinho, André e Didira; Pipico (Mayco Félix), Patrick Nonato e Victor Rangel.  Técnico: Itamar Schülle

Local: Estádio Vianão  
Hora: 20h 
Árbitro: Nairon Pereira de Lira 
Assistentes:  Marcelino Castro e Karla Renata Cavalcanti