Santa Cruz

SANTA CRUZ

No Sertão, Santa Cruz vence Afogados e encaminha vaga na semifinal do Pernambucano

Com gols de Danny Morais e Toty, Tricolor foi superior por 2 a 0 e abriu sete pontos sobre Coruja, terceira colocada do Estadual

postado em 19/02/2020 21:51 / atualizado em 19/02/2020 23:02

(Foto: Cláudio Gomes / Afogados FC)
A abertura da sexta rodada do Campeonato Pernambucano não poderia ser melhor para o Santa Cruz. Na noite desta quarta-feira, o Tricolor foi até o Vianão para enfrentar o Afogados. Dentro de campo, vitória por 2 a 0, com gols de Danny Morais e Toty. Na tabela, folga de, sete pontos sobre a Coruja e terminará a rodada com pelo menos seis sobre o terceiro colocado, a três jogos do fim da primeira fase, praticamente se garantindo entre os dois primeiros colocados e cravando uma vaga na semifinal do Estadual.

O Santa Cruz teve as melhores oportunidades ao longo do jogo, as primeiras delas saindo dos pés de Victor Rangel, estreante da noite. Danny Morais abriu o placar em um belo chute aos 35 do primeiro tempo, após sobra de escanteio. Aos 15 do segundo, Toty aproveitou o rebote do pênalti perdido por Pipico para ampliar o placar. Enquanto o Santa ampliou a vantagem na liderança, o Afogados segue em terceiro, mas corre risco de ser ultrapassado caso Sport e Salgueiro não empatam no jogo marcado para a quarta de cinzas.

O JOGO

O Afogados começou a partida no ataque e até criou uma oportunidade de gol, mas logo o Santa Cruz tomou o domínio do jogo e começou a levar perigo ao gol de Wallef. As primeiras chances corais vieram dos pés do estreantes da noite, Victor Rangel, que não demorou a mostrar seu cartão de visitas. Aos 8, o atacante recebeu lançamento de Paulinho e tocou para boa defesa do arqueiro sertanejo, no minuto seguinte, ele recebeu um passe de Patrick Nonato e bateu de primeira, para mais uma defesa de Wallef.

O Tricolor seguiu pressionando e, na bola parada, gerou mais uma oportunidade, aos 14, quando Fabiano cabeceou a bola cruzada na cobrança de falta de Didira, forçando mais uma aparição do arqueiro. Depois dos três lances de perigo no início do jogo, a defesa do Afogados se reencontrou, dificultando a vida tricolor, que passou a centrar mais na manutenção da posse de bola. 

Quando o Afogados já parecia mais estabilizado e já voltava a buscar jogadas ofensivas, o Santa Cruz mudou o panorama do jogo por completo. Em cobrança de escanteio de Paulinho, aos 35, a defesa sertaneja se atrapalhou para afastar e Danny Morais dominou e bateu bonito para o gol. Wallef ainda espalmou, mas a bola bateu na trave e morreu no fundo das redes, abrindo o placar para o Santa Cruz.

Atrás no placar e já tendo feito uma substituição na defesa por lesão, o Afogados buscou uma resposta imediata e ela quase veio cinco minutos depois do tento coral. Em duas bolas seguidas, após cruzamento, Candinho e Erivelton levaram perigo à meta, mas Maycon Cleiton apareceu bem para defender. Já nos acréscimos, mais uma chance. Após cruzamento de Philip, o arqueiro tricolor saiu no pé do atacante da Coruja para afastar o perigo.

SEGUNDO TEMPO

A segunda etapa começou mais equilibrada, mas o Santa Cruz cresceu com o passar dos minutos. Aos 15 minutos, Fabiano lançou a bola na área, a defesa se atrapalhou e Victor Rangel bateu para mais uma defesa de Wallef. Na reposição, o goleiro entregou a bola para Patrick Nonato que encontrou Pipico, prontamente derrubado na área. Pênalti para o Santa Cruz. Pipico acertou a trave, mas, no rebote, Toty apareceu para ampliar o placar para o Santa.

Perdendo por dois gols, o treinador do Afogados, Pedro Manta, mexeu na equipe e tentou levar a Coruja ao ataque. Mais pressionado, o Santa Cruz recuou mais e passou a jogar a partir de lances de mais velocidade, buscando as brechas na defesa sertaneja. Para fortalecer o sistema defensivo, Itamar Shülle ainda sacou o Patrick e Victor Rangel para as entradas de André e Jeremias, em uma troca de pratas da casa. A postura deu resultado e o jogo terminou sem maiores perigos às metas.

FICHA DO JOGO

Afogados 0
Wallef; Jader, Edivan (Heverton Luiz), Márcio e Thalison; Douglas Bomba, Diego Teles (Aurélio) e Candinho (Rodrigo); Philip, Erivelton e Diego Ceará. Técnico: Pedro Manta. 

Santa Cruz 2
Maycon Cleiton; Toty, William Alves, Danny Morais e Fabiano (Feliphe Gabriel); Bileu, Paulinho e Didira; Victor Rangel (Jeremias), Patrick Nonato (André) e Pipico. Técnico: Itamar Schülle.

Local: Estádio Vianão, em Afogados da Ingazeira/PE
Árbitro: Nairon Pereira de Lira 
Assistentes:  Marcelino Castro e Karla Renata Cavalcanti
Gols: Danny Morais e Toty (SAN)
Cartões Amarelos: Thalison (AFO), Patrick Nonato, Fabiano e Danny Morais (SAN)