Santa Cruz

SANTA CRUZ

Com voltas do DM e possível estreia de Perí, dúvidas nas laterais do Santa Cruz diminuem

Neste início de Série C, o Tricolor só conseguiu repetir a dupla de laterais nas duas primeiras rodadas; desfalques e mudanças táticas impediram sequência

postado em 24/09/2020 07:40 / atualizado em 24/09/2020 08:25

(Foto: Rafael Melo/Santa Cruz)
Ao longo das sete primeiras rodadas da Série C, uma dúvida sempre pairou sobre a escalação do Santa Cruz: as laterais. Sem nenhum homem de ofício para a esquerda e com algumas lesões na direita, Itamar Schülle e Marcelo Martelotte tiveram que usar da criatividade para armar os lados corais. Agora, com o retorno gradual de atletas do departamento médico e a chegada de reforços, a situação deve ser amenizada.

Nesta Série C, o Santa Cruz só conseguiu repetir as alas nas duas primeiras rodadas. Desde então, lesões de Célio Santos, Toty e Júnior e a suspensão de Bileu afetaram e alteraram a escalação continuamente. Isso gerou improvisações e falta de sequência na posição, que ainda teve seu andamento alterado por uma mudança tática imposta por Marcelo Martelotte, que, nos dois últimos jogos, utilizou apenas um homem nas laterais.

Um ponto crítico para isso, porém, foi a falta de jogadores para a lateral esquerda. Se, durante o Estadual, Fabiano era a única peça, sua saída antes da Série C significou improvisação e busca por uma novo encaixe. As lesões de Célio Santos e Júnior não permitiram sequência, impulsionando esse novo esquema, sem laterais na linha de defesa.

Desde a chegada de Martelotte, com a implantação de um esquema com três zagueiros, o Santa Cruz deslocou seus jogadores abertos para a linha dos meio-campistas. Com isso, os alas direitos, se tornam um quarto homem de defesa sem a bola, enquanto os esquerdos, dão mais apoio ao ataque após a recuperação. Isso, porém, só foi plenamente possível com o retorno de Toty, titular da posição, que já voltou entre os titulares no último jogo.

Do outro lado, Célio Santos, zagueiro que vinha sendo improvisado no início do Nacional, mas sofreu com lesões, também está de volta e já é esperado para ser opção para o próximo jogo, contra a Jacuipense. Até lá, porém, o recém-contratado Perí,que espera a regularização, também já deve estar à disposição, como previu o treinador Marcelo Martelotte, ao elogiá-lo.

"Acreditamos, nós da comissão técnica, que ele deva ter condição de nos ajudar de alguma maneira, de participar de alguma maneira, porque é um jogador que se cuida, é um jogador que, pela própria experiência sabe que não vai estrear 100%, mas pelo modelo da competição e pelo fato de você jogar uma vez por semana, mesmo depois da estreia ele tem condição de aprimorar o mais rápido possível seu condicionamento".

De quebra, a iminente chegada de Leonan, hoje no Avaí, e esperado no Arruda ainda nesta semana, preenche a lacuna na esquerda e permite, a Martelotte, uma maior amplitude tática e, aos jogadores, sequência.

LATERAIS NA LINHA DE DEFESA (4-4-2)

1ª rodada - Paysandu 0 x 0 Santa - Toty e Célio Santos
2ª rodada - Santa 3 x 2 Treze - Toty e Célio Santos
3ª rodada - Botafogo/PB 1 x 2 Santa - Toty e Júnior
4ª rodada - Santa 2 x 0 Imperatriz - Augusto Potiguar e Júnior
5ª rodada - Vila Nova 1 x 0 Santa - Júnior e Célio Santos

ALAS NA LINHA DE MEIO-CAMPO (4-5-1)

6ª rodada - Santa 1 x 0 Remo - Bileu e Jáderson
7ª rodada - Manaus 0 x 0 Santa - Toty e Negueba