Sport

SPORT

Jair se destaca no Sport com passes e físico e pode virar solução para carência na criação

Volante assumiu condição de titular e ganha elogios da comissão técnica

postado em 21/09/2018 08:00 / atualizado em 21/09/2018 08:26

Williams Aguiar/Sport Club do Recife
Jair foi uma das últimas contratações do Sport. Quando chegou ao clube, a pressão já era enorme sobre o elenco com a dura realidade da zona de rebaixamento. Nesse contexto adverso, o volante de 23 anos começou a trilhar seu caminho na Ilha do Retiro dizendo que via uma oportunidade onde outros enxergam dificuldade. Após ser acionado durante o empate com o Cruzeiro e virar titular na derrota para o Corinthians, na última rodada, o jogador, de fato, fez valer seu discurso. Passou rapidamente a ser apontado como uma das soluções para livrar o time do sufoco. Um início promissor que passa pela boa distribuição de jogo e condição física privilegiada.

Em campo, Jair encabeçou uma nova dupla de volantes formada com o também recém-chegado Marcão. No esquema tático, ganhou a função de não só marcar. Ele, segundo o próprio comandante rubro-negro Eduardo Baptista, virou uma grata surpresa na construção do jogo ofensivo da equipe. Tem, assim, a incumbência de abastecer o ataque com a natural capacidade para distribuir as bolas - característica que já apresentava nos treinamentos.

“O Jair deu uma consistência ofensiva na fase de criação muito boa. Vai muito pelo entrosamento dele com o Neto (Moura), principalmente. Vai também de Jair com os extremos, de dar (a bola) e receber. O Jair tem muita facilidade de achar esses espaços”, disse Eduardo Baptista. “Ele vem se destacando, e a gente fica feliz com isso. É aproveitar o momento do Jair para gente jogar, evoluir e rodar mais (a bola) para a gente criar mais chances de gol”, acrescentou.

Jair, assim, vira esperança do Sport também para melhorar a criação e, assim, ampliar o número de gols. Nos sete jogos da equipe sob o comando de Eduardo Baptista, o time balançou as redes apenas duas vezes. Em toda a Série A, foram 21 tentos em 25 partidas. Números que dão ao Rubro-negro o quarto pior ataque da competição.

Destaque na parte física

Fôlego para melhorar a parte ofensiva do Sport, Jair tem. Segundo o fisiologista do Sport, Inaldo Freire, o volante foi uma grata surpresa na parte física. "Ele chegou dentro do peso ideal, com um bom percentual de gordura e uma boa composição corporal. Mostra ser um atleta cuidadoso", declarou.

Ainda segundo o especialista, o volante se destaca na velocidade média com 10 km/h e nos piques de alta intensidade, chegando a 20 km/h. "No início, ele sentiu muito a temperatura daqui. Na primeira semana, quando a gente colocava o GPS nele, ficava sempre abaixo dos demais. Quando ele aclimatou com o calor, foi outro atleta", apontou o fisiologista do Sport.

Posição concorrida

Jair ainda conseguiu vencer uma concorrência no setor que há mais peças no elenco. Ao todo, o Sport conta com oito volantes. Mas o novo titular da equipe entrou no espaço deixado justamente pelo baixo rendimento apresentado por atletas como Ferreira e Fellipe Bastos.