Sport

SPORT

Com dois jogos e nenhuma vitória, Sport precisa melhorar aproveitamento de pontos na Ilha

Nas três oportunidades em que conseguiu subir de divisão no modelo atual da Série B, equipe leonina conquistou mais de 70% dos pontos em seus domínos

postado em 22/05/2019 11:44

<i>(Foto: Mandy Oliver/Esp.DP Foto)</i>
Fundamental para o Sport nas últimas campanhas bem sucedidas na Série B, a Ilha do Retiro ainda não fez a diferença para o Leão na atual disputa da Segunda Divisão. Em duas partidas jogando em seus domínios, o Rubro-negro ainda não venceu, o que significa o desperdício de pontos importantes para quem quer o acesso e tem como um de seus principais trunfos o seu estádio. A próxima partida, contra o Londrina, é a terceira que os leoninos terão em seus domínios e é considerada o ponto da virada para fazer valer o fator casa em 2019. 

 

"O jogo contra o Londrina vai ser difícil. Eles já têm 10 pontos e a vitória é fundamental para nós subirmos na tabela, mas para isso, temos que fazer valer o fator casa. Temos que nos impor para conseguir a vitória para darmos sequência na Série B", apontou o goleiro Mailson. 

 

Atualmente, o Leão ocupa a oitava posição no campeonato com seis pontos em quatro partidas disputadas, sendo apenas dois em seus domínios. Na última rodada, o Sport conseguiu sua primeira vitória fora de casa após três empates nas três primeiras rodadas. O que demonstra um fato raro para o Leão, pois, o Sport nunca conseguiu o acesso com uma campanha fora de casa superior ao aproveitamento na Ilha do Retiro. 

 

Nas três oportunidades em que o clube foi promovido da Série para a Série A do Campeonato Brasileiro no modelo de pontos corridos (2006, 2011 e 2013), o Sport teve aproveitamentos superiores a 70% dos pontos conquistados em jogos na Ilha do Retiro. Inclusive, as campanhas apresentam um 'número mágico' do Leão em casa para o acesso: 13.

 

Em 2006, 2011 e 2013, o clube pernambucano venceu 13 partidas no seu estádio e conquistou o acesso. Outra característica marcante são as grandes sequências de invencibilidade em seus domínios. Sendo a maior delas conquistada na primeira campanha, há 13 anos, quando o Rubro-negro passou 11 jogos sem perder em seu estádio. 

 

Mais um ponto em comum nas três campanhas é que o Leão costumava largar com boas pontuações em seus primeiros jogos na Ilha do Retiro. Foram sete pontos (2 vitórias e um empate) em 2006 e 2011 e seis (duas vitórias e uma derrota) em 2013, levando-se em consideração apenas os três primeiros jogos.  

Campanhas do Acesso na Ilha do Retiro

2013 (63 pontos) - 3º lugar

13 vitórias

2 empates 

4 derrotas

71,9% de aproveitamento em casa 

65% da pontuação da campanha na Ilha

 

2011 (62 pontos) - 4º lugar

13 vitórias

3 empates 

3 derrotas

73,6% de aproveitamento em casa 

67,7% da pontuação da campanha na Ilha 

 

2006 (64 pontos) - vice-campeão

13 vitórias

3 empates 

3 derrotas

73,6% de aproveitamento em casa 

65,6% da pontuação da campanha na Ilha