Sport

SPORT

Reunião no Conselho Deliberativo do Sport apresenta proposta para reforma do estatuto

Segundo o VP do órgão, Ricardo de Sá, é apenas uma amostra do texto inicial, ainda sem votação; diretor falou também sobre os principais tópicos abordados

postado em 14/01/2020 10:20 / atualizado em 14/01/2020 21:39

(Foto: Paulo Paiva/DP)
Não é apenas o Santa Cruz que pode passar por uma reforma no estatuto em Recife, mas o Sport também. Na noite desta terça-feira, o Conselho Deliberativo tem reunião para a apresentação de uma proposta de mudanças nas diretrizes estatutárias do clube. Em entrevista ao Superesportes, o vice-presidente do órgão, Ricardo de Sá Leitão, explicou que este encontro será algo ainda embrionário, sem votação, apenas uma amostra inicial do possível novo documento.

"O texto-base foi encaminhado para os conselheiros para apresentação de emendas. Mas como nas sessões de janeiro tem muita gente de férias, não deve ter quórum suficiente para votar. O que temos programado é apresentar os principais destaques e quais são as mudanças de mais relevância", iniciou Ricardo.

De acordo com Ricardo, a ideia é tentar fazer com que o estatuto do Leão seja mais democrático e moderno - tendo como base os textos vigente atualmente em times como Bahia, Flamengo e Grêmio, que recentemente passaram por mudanças.

"Nossas inspirações primordiais foram a lei da responsabilidade fiscal, algumas referências sobre governância corporativa, transparência dentro de clube de futebol. Também tivemos o cuidado de examinar os estatutos mais modernos, que foram reformados recentemente e tomando como base algumas das novidades que eles apresentaram e tem dado certo. A gente também inspirou algumas dessas sugestões no nosso".

Seguindo nessa meta de que seja mais democrático, o diretor afirmou que alguns dos tópicos foram propostos pelos próprios torcedores via e-mail institucional criado no ano passado para recebimento de sugestões. 

"Recebemos reivindicações com muita coisa interessante, como a representação de oposição no conselho para que não fique monolítico, totalmente comprometido politicamente com a gestão, para que haja pluralidade maior. Eleições serem passadas da segunda-feira para o sábado, porque quanto mais gente votando, legitima mais ainda o poder democrático", citou.

Ricardo, ainda, fez questão de enfatizar que a reunião desta terça-feira está longe de ser algo definitivo e o objetivo justamente é o debate de ideias para chegar a um texto final mais heterogêneo possível.

"Não temos vaidade de manter o texto como a gente propôs. Algumas coisas não eram sequer unanimidade dentro da comissão (que elaborou o texto-base). É uma proposta que a gente faz e os conselheiros vão acrescentar suas ideas, experiências. É para ter uma pluralidade de pensamento onde alguém enxergue o que não estava sendo enxergado antes".

A proposta foi elaborada por um grupo de juristas e o conselho deliberativo ainda deve receber sucessivas reuniões para as ideias que tiverem sido acordadas serem levadas a uma assembleia geral de sócios e, caso novamente aprovada, serem encaminhadas ao cartório.

CONFIRA AS PRINCIPAIS PROPOSTAS E AS DECLARAÇÕES DE RICARDO ACERCA DE CADA UMA
 
- Punições mais rigorosas para gestões temerárias: "Responsabilidade pessoal do dirigente por culpa grave ou dolo".
- Participação da oposição no conselho: "Fiscalizar mais de perto a gestão, fazer um contraponto para que a chapa de situação não fique na zona de conforto. Quanto mais atuante o conselho, menor a possibilidade de desmando".
- Portal de transparência enquanto compromisso estatutário: "Deixa de ser conveniência da gestão divulgar informações e passa a ser uma obrigação de qualquer um que sente na cadeira de presidência e diretores dar essa satisfação à torcida".
 - Proibição expressa do conflito de interesse: "Ser diretor do clube e ao mesmo tempo ser dirigente de outra agremiação".
- Criação de cargos remunerados com dedicação exclusiva para presidência e vice do executivo: "É uma forma da gente profissionalizar a gestão no clube, inclusive que pessoas que não sejam aposentadas ou riquíssimas possam se dedicar ao o Sport sem sacrificar o próprio sustento". 

OUTROS PONTOS:
- Mecanismos sobre limitação para antecipação de receitas;
- Desnecessidade de pedir assembleia geral para processar presidente;
- Antecipação das eleições da segunda quinzena de dezembro para segunda quinzena de janeiro;
- Aumento no período do mandato do presidente executivo de dois para três anos;
- Proibição do executivo retirar o clube de qualquer competição sem autorização do conselho;
- Reeleição apenas uma vez para presidente do executivo
- Obrigação de a gestão que sai abrir o clube para transição
- Tipificação de infrações disciplinares.