Sport

SPORT

Ainda punido, Sport corre contra o tempo a 24 horas de inscrever jogadores para clássico

A reportagem falou com a CBF para entender a velocidade do trâmite, caso haja um acordo, e com a direção sobre como seria o andamento das regularizações

postado em 16/01/2020 19:45 / atualizado em 16/01/2020 21:37

(Foto: Anderson Stevens/ Sport Recife )
A menos de um dia para o fechamento do Boletim Informativo Diário (BID), o Sport segue indefinido quanto aos jogadores que podem atuar domingo, contra o Náutico, às 16h, no estádio dos Aflitos, pelo Campeonato Pernambucano. Punido pela Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD) por conta de dívidas com Mark González, o Leão não ainda não conseguiu chegar a um acordo e continua sem poder registrar novos jogadores e segue correndo contra o tempo.

O prazo limite para o clube, que teve liminar indeferida na última segunda-feira, é às 18h desta sexta-feira. Entretanto, caso consiga a liberação para regularizar, o trâmite burocrático não é tão imediato assim, ainda que haja chances - especialmente de quem já estava no clube -, como já exemplificado pela reportagem.

O Superesportes entrou em contato com a CBF, que atendeu via assessoria de imprensa - e explicou o processo. De acordo com o órgão, se o Sport e Mark chegarem a um acordo, o primeiro passo é comunicar a CNRD. Em seguida, a CRND informa, de maneira oficial, à Diretoria de Registro, Transferência e Licenciamento da CBF. Assim, por fim, o acesso do clube ao sistema de registro é desbloqueado. Não há um tempo preciso para a realização deste curso, uma vez que envolvem variáveis de uma situação para outra.

De acordo com o executivo de futebol, Lucas Drubscky, as renovações, incluindo do técnico Guto Ferreira, são simples. “Atletas que são renovação e/ou estavam ‘livres’ são mais fáceis, dependem somente de nós (por já ter a documentação”, pontuou, explicando os outros casos. “Atletas emprestados dependem de expediente do clube cedente, o presidente assinar. E muitas vezes ele não vai estar à disposição para fazer isso na hora que quisermos”.

Por fim, falou, com pessimismo, sobre jogadores que vêm de fora do país. “Os atletas estrangeiros são os mais complicados, porque além da questão que envolve os atletas emprestados, tem o TMS, que é a maneira de realizar a transação internacional, fuso horário diferente, enfim, mais fatores que atrasam". A reportagem tem tentado, aliás, por diversas vezes nas últimas semanas, falar com o departamento jurídico do clube, mas não tem obtido sucesso. Assim como o contato junto ao presidente rubro-negro, Milton Bivar. 

SITUAÇÃO DO ELENCO

O Sport tem 21 jogadores aptos, além de 15 inaptos - dentre, claro, renovações e reforços vindos também de fora do país. Confira caso a caso.

PODEM JOGAR
- Goleiros: Mailson e Luan Polli
- Lateral direito: Ewerthon
- Lateral esquerdo: Sander, Luciano e Vicente 
- Volantes: Willian Farias, Ronaldo, Marcão e Rithely
- Meias: Pardal e Matheusinho 
- Atacantes: Elton, Juninho e Pedro Maranhão

NÃO PODEM JOGAR
- Renovações sem vínculo a outro clube: Raul Prata, Luan, Hernane e Guto Ferreira;
- Renovações com vínculo a outro clube: Rafael Thyere, João Igor (compra ao Santos) e Yan;
- Reforços sem vínculo a outro clube: Carlos Eduardo, Jean Patrick, Mugni* e Diego Noronha;
 - Reforços com vínculo a outro a clube: Maxwell, Leandro Barcia*, Marquinhos e Ewandro;
*Atleta vinculado a clube de fora do país
- Possível time caso o Sport não consiga chegar a um acordo e regularizar
Mailson; Ewethon, Adryelson, Chico, Sander; Willian Farias, Marcão, Pardal (Ronaldo); Juninho, Elton e Pedro Maranhão (Pardal). 

COMO ANDA O CASO