Sport

SPORT

Sport se livra de punição na esfera nacional e volta a ter acesso ao registro de atletas

Clube tem quatro jogadores pendentes inscrições no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF; débito na Fifa por André pode ligar alerta na Ilha

postado em 10/07/2020 17:50 / atualizado em 10/07/2020 21:25

(Foto: Paulo Paiva/ DP Foto)
Após quase 50 dias, o Sport conseguiu resolver a punição na Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD), referente ao atraso na parcela de dívida com o chileno Mark González. Em rápido contato na tarde desta sexta-feira, o presidente leonino, Milton Bivar, afirmou ao Diario de Pernambuco que o clube voltou a ter autorização para registrar jogadores no Boletim Informativo Diário (BID). A informação foi apurada também junto à CBF, via assessoria de imprensa.

“Estamos liberados para inscrever atletas”, disse brevemente Bivar por troca de mensagens. “(O Sport) teve acesso ao sistema liberado ontem (quinta-feira)”, confirmou  a CBF. A reportagem tentou contato com presidente rubro-negro acerca de como se deu esta resolução - se por pagamento das parcelas ou algum tipo de acordo através do Centro Brasileiro de Mediação de Arbitragem (CBMA), trâmite alternativo para resolução de disputas e que intermedia o imbróglio junto ao chileno - mas não conseguiu resposta do mandatário.

Além disso, uma outra questão diz respeito ao processo do Sport que corre na Fifa em relação ao débito de 900 mil euros com o Sporting-POR pela compra de André, que se arrasta há mais de dois anos. Isso porque, em maio, o vice-presidente jurídico rubro-negro, Manoel Veloso, afirmou que a ‘dívida estava vencida’ e que ‘enquanto não pagasse, não poderia registrar jogadores’. A reportagem tentou nos últimos dias e mais de uma vez nesta sexta com Manoel, mas não obteve sucesso até a publicação desta matéria.

Esta, aliás, foi a segunda vez que o Sport que o Sport voltou a sofrer punição na CNRD por conta de débitos com Mark González - a outra foi entre novembro de 2019 e janeiro de 2020. Ali, o clube chegou a um acordo via CBMA para quitar o débito de R$ 650 mil pagando 30% do valor à vista e parcelando o restante no decorrer deste ano, até atrasar e sofrer a sanção. O jogador teve passagem discreta pelo Leão em 2016, com 16 jogos e apenas um gol, sendo marcado por idas ao departamento médico.
 
O clube, inclusive, tem quatro jogadores pendentes registros. São eles: o lateral direito Patric e o atacante Ronaldo, reforços durante a quarentena; o a lateral direito Elias, que retornou de empréstimo do Athltico Paranaense em abril; e o atacante Philip, oficializado em março dois dias antes da paralisação. Para contar com o quarteto na volta aos jogos, o Sport precisa regularizá-los até a próxima sexta-feira, último dia útil antes do clássico contra o Santa Cruz, que ocorre no dia 19 de julho, pelo Estadual.