Basquete

BASQUETE

Retorno do basquete no estado deve ser adiado; Federação e treinadores priorizam cuidados

Manguinho, presidente da FPB, e Dornellas, treinador do feminino do Sport, reafirmaram ser impossível prever datas em meio à pandemia

postado em 14/05/2020 11:11 / atualizado em 13/05/2020 19:10

(Foto: Nando Chiapetta/DP Foto)
Não é só o futebol que está com suas atividades paradas em Pernambuco. Com o basquete paralisado desde a primeira quinzena de março, por causa do novo coronavírus e sem perspectivas de melhoras no cenário atual, a volta às quadras pernambucanas precisarão ser adiadas. Segundo o presidente da Federação Pernambucana de Basquete (FPB), Dirceu Manguinho, é precisa avaliar a situação antes de definir datas.  

“Nós organizamos um calendário para julho, mas já estamos querendo adiar novamente. Os times não estão treinando, então não podemos brincar de fazer competição. Temos que aguardar um pouco esse mês de maio para ver como vai ser o adiamento. Fizemos o calendário para começar na metade de julho. Começar o 3 x 3, porque o atleta tem mais facilidade de se capacitar sozinho nessa situação. E em agosto queríamos começar as competições com as equipes”, revelou o presidente.

Nenhuma data de retorno foi divulgada oficialmente pela FPB, mas segundo Dirceu, a federação não está se pronunciando para poupar os atletas. “Informalmente estamos passando para alguns dirigentes, mas nada é oficial porque gera uma ansiedade muito grande, principalmente para os atletas. Depois o atleta está treinando contra as indicações porque a federação já tem calendário, e isso pode ser negativo por causa da pandemia”, explicou. 

O Diario de Pernambuco também procurou Roberto Dornelas, técnico do time de basquete feminino adulto do Sport para avaliar o momento de paralisação. “Acredito que hoje tem que se ter cautela, precisa ver o que está acontecendo, ver o quadro social. Tomar uma decisão hoje e lá na frente ter uma mudança e ficar prorrogando, é uma coisa que afeta vários setores. Tem uma série de fatores para analisar e assim tomar uma atitude. Ninguém hoje pode acertar uma data. Então o mais prudente é estar acompanhando o que está acontecendo”, opinou.

O basquete nacional começou a ser paralisado no dia 12 de março, quando a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) anunciou a mudança no início do Campeonato Adulto profissional. A decisão da CBB veio logo após a Federação Internacional de Basquete (Fiba) suspender as competições internacionais por tempo indeterminado, o que aconteceu um dia após a NBA, principal liga de basquete dos Estados Unidos, paralisar a temporada por conta de um jogador que testou positivo para o novo coronavírus.

O esporte de bola ao cesto aqui em Pernambuco também começou a paralisação na mesma semana do nacional. Dirceu Manguinho explicou como o comunicado foi passado para a FPB.
 
“Eu tomei primeiro a iniciativa de cancelar o Norte/Nordeste e em seguida a Fiba mandou um comunicado a confederação, aconselhando fazer uma suspensão das grandes competições. Em seguida a confederação passou para gente dizendo que também estava paralisando, nós acatamos e teve um consenso unânime no Brasil todo para paralisar”, destrinchou.