Mais Esportes

ESCOLARES

Antes da abertura dos Jogos Escolares, pernambucanos conversam com Joanna Maranhão

A partir desta sexta-feira tem início a principal competição escolar do ano

postado em 16/11/2017 20:15 / atualizado em 16/11/2017 21:29

Hesíodo Góes/Seturel-PE
Um dia antes do início das competições individuais dos Jogos Escolares da Juventude Infantil, para atletas de 15 a 17 anos, a delegação pernambucana que já chegou a Brasília, sede do campeonato este ano, recebeu uma visita especial. A nadadora pernambucana Joanna Maranhão, uma das embaixadoras dos Jogos, conversou com atletas, treinadores e dirigentes. À noite, todos participaram da abertura do evento, no Ginásio Nilson Nelson, se juntando a outra atleta símbolo do estado, a medalhista olímpica Yane Marques, convidada da organização.

Joanna Maranhão costuma participar com frequência dos eventos com os jovens. Esta foi a terceira vez que ela aceitou o convite para ser embaixadora da competição. Antes de Brasília, ela já havia participado das edições de 2014, em João Pessoa-PB, e em 2015, em Fortaleza-CE. Na conversa, a nadadora falou um pouco sobre a carreira, desafios da vida de atleta e demais experiências. "“É importante esse contato, principalmente para os atletas. Dessa forma a gente consegue desmistificar esse lance de ser atleta profissional. Humanizamos, mostramos que essa ‘distância’ que existe entre a categoria de base e a sênior não é real. Para mim, esse tipo de experiência com a galera mais jovem é o que mais motiva”, afirmou.

Bem aconselhados, os jovens atletas dão início pra valer aos Jogos nesta sexta-feira - lembrando que a competição começa pelas disputas individuais. As modalidades em ação serão atletismo, badminton, ciclismo, judô, tênis de mesa, xadrez, vôlei de praia, luta olímpica, natação e ginástica rítmica.