Mais Esportes

ESPORTES

Jogos Paralímpicos de Pernambuco chegam ao seu momento decisivo neste fim de semana

Com novas modalidades e mais de 160 paratletas disputando a fase final, os campeões de cada esporte irão disputar o torneio nacional em São Paulo

postado em 19/07/2018 19:30 / atualizado em 19/07/2018 19:22

Hesíodo Góis/SECRETARIA DE TURISMO, ESPORTES E LAZER DE PERNAMBUCO
Os Jogos Paralímpicos de Pernambuco chegaram ao seu ápice nesta quinta-feira e irá assim até o próximo domingo. Depois de três fases regionais em Petrolina, Pesqueira e Recife, a competição terá sua última etapa e a definição dos campeões de cada modalidade. Os paratletas que estão em idade escolar poderão ter uma premiação melhor ainda. Um bom resultado pode levá-los para disputar as Paralimpíadas Escolares, em novembro em São Paulo.

“Em 2018, decidimos que os Jogos Paralímpicos seriam diferentes. Tivemos três etapas regionais, contamos com mais de 600 atletas nestas disputas e sempre procuramos fazer o principal do desporto: incluir. Esse sentimento é que fez com que as etapas tenham sido um sucesso e essa fase final será a coroação a esses paratletas, que ainda podem ir para as Paralimpíadas Escolares se estiverem em idade escolar. Mais uma conquista para esses guerreiros”, contou Diego Pérez, secretário executivo de Esportes de Pernambuco.

As disputas ocorrerão no Parque Santos Dumont, no Compaz Ariano Suassuna, no Instituto de Cegos de Pernambuco e também no Cabanga Iate Clube. As modalidades desta fase final serão atletismo, tênis de mesa, natação, futsal (DI e DA) e bocha. Também acontecerão apresentações de novas modalidades esportivas, como o karatê, fisiculturismo, vela, judô, luta olímpica, jiu jitsu e tiro com arco. A abertura será realizada no Compaz Ariano Suassuna nesta sexta-feira, às 9h. Entretanto, algumas competições já foram disputadas nesta quinta-feira.

Para esta última fase, são esperados aproximadamente 160 paratletas classificados através das fases regionais. Ao todo, 14 municípios estarão representados. Serão eles Olinda, Recife, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Camaragibe, Paudalho, Gravatá, Caruaru, Pesqueira, São Caetano, São Bento do Una, Ouricuri, Petrolina e Ipubi. 


Homenageado – O homenageado nesta etapa final dos Jogos Paralímpicos de Pernambuco será João Ivison. Atual campeão brasileiro e representante de Pernambuco no Tiro com Arco na Seleção Brasileira, o paratleta vem se destacando na modalidade e conta com uma bela história de superação. Após um acidente lhe deixar paraplégico, João encontrou no esporte um novo caminho e vem se tornando referência na sua modalidade, tendo, inclusive, participando do Mundial em 2017.

Adoção – Além das modalidades esportivas, o evento também contará com uma feira de adoção de animais com deficiências, no novo Parcão do Santos Dumont. A ação já ocorreu na etapa regional realizada no parque no mês de junho e foi um sucesso de adoções, com 70% dos animais à disposição sendo adotados.


Programação Jogos Paralímpicos de Pernambuco

Quinta-feira

Tarde
Tênis de Mesa - Parque Santos Dumont - 14h às 16h

Goalball - Instituto dos Cegos - 15h às 17h

Sexta-feira

Manhã
Abertura - Compaz Ariano Suassuna - 9h

Tarde
Atletismo - Parque Santos Dumont - 13h às 17h
Bocha - Parque Santos Dumont - 14h as 17h

Sábado

Manhã
Atletismo - Santos Dumont - 8h à 12h
Natação - Compaz Ariano Suassuna - 9h às 11h
Futsal - Compaz Ariano Suassuna - 9h às 11h
Vôlei de Surdos - Parque Santos Dumont - 8h30  às 10h
Artes Marciais - Parque Santos Dumont - 9h às 12h
Fisiculturismo - Parque Santos Dumont - 10h às 12h
Dança - Parque Santos Dumont - 8h30 às 10h
Tiro com Arco - Parque Santos Dumont - 10h30 as 12h30

Domingo

Manhã
Vela - Cabanga Iate Clube - 11h às 13h30