Mais Esportes

CORRIDA

DP Run: confira os cuidados que um atleta deve ter antes de disputar uma corrida de rua

Corrida realizada em homenagem aos 193 anos do Diario de Pernambuco acontecerá neste domingo, no Segundo Jardim de Boa Viagem, às 7h

postado em 17/11/2018 12:00 / atualizado em 17/11/2018 12:51

Camila Pifano/Esp DP
Para praticar qualquer exercício físico, é preciso de preparação. E, às vésperas de uma corrida, como por exemplo o DP Run, corrida em homenagem aos 193 anos do jornal Diario de Pernambuco e que terá largada às 7h no Segundo Jardim, em Boa Viagem, o melhor a ser feito para aguentar o ritmo intenso da atividade e, por tabela, não fazer feio nas ruas, é ter cuidado com a saúde. Nada de comer desenfreadamente e exagerar em alimentos com alto poder calórico. Palavra de quem tem conhecimento na área. Educador físico há 35 anos e dono de empresa que assessora corridas em Recife, Leguito confirma: “Temos que respeitar o limite do nosso corpo, sem cometer excessos”.

O passo número um a ser dado na semana que antecede a prova é dedicar todos os dias bebendo bastante água para hidratar o corpo. Dessa forma, o organismo repõe as energias gastas com outros afazeres. Mas, para quem não tem o hábito, ingerir o líquido não é a única possibilidade. Alimentação com frutas vermelhas, além daquelas que tenham bom percentual de água, como a melancia e o melão também são bem vindas.
 
“A hidratação não acontece somente na hora da corrida. O seu corpo precisa estar hidratado previamente. E como a gente tem um clima muito quente aqui em Recife, a predisposição para você se sentir indisposto durante a corrida por conta da temperatura elevada é muito alta. É a mais importante dica que eu dou”, explicou o professor de educação física.

Além da ingestão de líquidos, outro ponto fundamental para garantir um bom rendimento é balancear a intensidade dos exercícios físicos. Afinal, é preciso diminuir o ritmo para  não ter lesões durante a prova. Assim, com o intuito de evitar o contratempo na “hora h”, Leguito sugere que o atleta faça exercícios leves ao longo da semana. “A gente tem que fazer exercícios com baixa concentração. Se a gente faz uma semana de treino intenso, na semana de corrida nós fazemos o ‘polimento’, uma semana que priorize os alongamentos”, destacou.

Neste domingo, inclusive, o corredor recifense estará presente da DP Run. Para o dia, haverá um ponto de apoio da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), com uma estrutura montada onde serão dadas informações sobre as principais lesões da prática do esporte corrida de rua e, para aliviar, uma equipe de massagem rápida estará à disposição dos atletas.

Após sugestões com o objetivo de melhorar a performance esportiva, estão outras que, em hipótese alguma, devem ser adotadas pelos corredores na semana de preparação para a prova. A principal restrição trata-se da bebida alcóolica. E Leguito explica.  “Ao ingerir a bebida, seu corpo rapidamente reconhece que ali não tem nutriente e quando você expele o álcool através da urina,  desidrata bastante seu corpo. Quando ela vai embora, você perde bastante sódio, que é essencial para correr. Na hora de repor na hora da prova, demora. Não tem gatorade que sirva”, pontua, sorrindo. E completa. “Se você se hidratar bem, maneirar nos exercícios e ter uma alimentação regrada na semana, é só correr e sair para o abraço”, concluiu.

Serviço

DP Run
Em comemoração aos 193 anos do Diario de Pernambuco
Quando: 18 de novembro
Onde: Orla de Boa Viagem
Largada: Segundo Jardim
Percursos: 5K e 10K