Mais Esportes

REFENO

31ª edição da regata Recife-Fernando de Noronha tem mais de 100 barcos inscritos

Maior regata oceânica das américas foi lançada oficialmente nesta quinta-feira. Largada será no dia 12 de outubro, no Marco Zero

postado em 12/09/2019 18:02

<i>(Foto: Tsuey Lan Bizzochi/Cabanga
)</i>
A 31ª edição da maior regata oceânica das Américas foi aberta oficialmente na tarde desta quinta-feira no Cabanga Iate Clube. A Refeno terá sua largada em 2019 no dia 12 de outubro e com números bastante interessantes. A começar pelo número de embarcações inscritas: 101. Esse número já é o maior dos últimos 10 anos e o terceiro em toda a história da regata. O recorde segue sendo o de 2004, quando 120 barcos partiram de Recife rumo a Fernando de Noronha.

Este ano estava previsto as inscrições de até 100 embarcações. Mas o número foi aumentado para 115. Ou seja, esse será o número máximo de participantes para este ano. As inscrições seguem até o final do mês.

Em relação ao número de velejadores, já são 609 confirmados. A expectativa, entretanto, pode chegar a 800 até a partida. Doze estados brasileiros estarão representados na regata, sendo que 24 barcos são do estado de São Paulo, o recordista de inscritos. De Pernambuco já são 18 embarcações. Além disso, serão quatro embarcações estrangeiras, sendo duas da Argentina, uma da Bélgica e uma da Holanda. 

“Ano passado vínhamos de um declínio em relação às embarcações. Conseguimos reverter o quadro, em um ano de crise e de dificuldades com um aumento de entorno 25% no números de inscritos e de tripulantes. Este ano partimos da mesma premissa, com celeridade e profissionalismo, antecipando os fatos e conseguimos aumentar em 80% o número do ano passado”, declarou o comodoro do Cabanga Iate Clube, Delmiro Gouveia.

A edição deste ano terá novamente ações sociais médica voltadas ao moradores do Arquipélago. Boa parte vem da participação dos próprio velejadores, que usam suas especialidades a favor do moradores. Haverá também doações à Escola Estadual Arquipélago Fernando de Noronha e à Creche Bem-me-Quer de materiais higiênicos e esportivos.

RECORDES

O recorde geral da regata pertence ao Adrenalina Pura. Em 2007, o barco cruzou a linha de chegada em apenas 14h34min54s. Em 2017, a embarcação Camiranga (RS) conquistou o recorde da travessia entre as embarcações monocascos com o tempo de 19h03min18s.

NÚMEROS DA REFENO 2019

- 12 Estados brasileiros representados
- 101 embarcações inscritas
- São Paulo é o recordista com 24 barcos
- 4 barcos estrangeiros (2 da Argentina, 1 da Bélgica e 1 da Holanda)
- 609 velejadores inscritos, com previsão de 800 até a partida
- Pernambuco conta com 18 embarcações