Tênis

TÊNIS

Pernambucano João Lucas Reis vence Thiago Wild e é campeão do Future de Curitiba

Com 1º título na carreira como profissional, jovem de 18 anos irá dar um salto no ranking mundial podendo ficar entre os 660 principais atletas do mundo

postado em 20/05/2018 15:03 / atualizado em 20/05/2018 15:19

Instituto Tenis/Divulgação
O pernambucano João Lucas Reis vem despontando como uma das principais esperanças do futuro do tênis nacional. E ponto a ponto, na garra, construiu mais uma brilhante vitória neste domingo. Vitória seguida de título. O primeiro como profissional. Em decisão entre dois atletas de apenas 18 anos, o recifense venceu o paranaense Thiago Wild, no saibro do Graciosa Country Club, em Curitiba, por 2 a 1, parciais 6/7, 6/3 e 6/2 e faturou o Future Curitiba. O próximo compromisso de João Reis será o torneio juvenil de Roland Garros. Ele embarca no próximo dia 25 para a França.

Além da premiação de 25 mil dólares, Reis ganhará também um salto no ranking ATP. Com 27 pontos somados, o pernambucano subirá mais de 300 posições na próxima atualização do ranking, no próximo dia 28. No início da semana, ele era o número 1003 do mundo. A expectativa é que ele apareça como o atleta número 660. A vitória também coloca Reis entre os 20 melhores do mundo até 18 anos no circuito profissional.

Na final deste domingo, Reis precisou de muita concentração para reagir e virar o jogo para cima do atleta da casa Thiago Wild. No primeiro set, chegou a abrir 4-2, mas foi quebrado de volta e o jogo foi para o tie-break, onde Wild conseguiu abrir 5-0 e fechou com superiodade o 1º set em 7-6(1). Nos dois sets finais, o pernambucano mostrou calma e personalidade quebrando saques e sendo impecável para vencer por 6/3 e 6/2.

Convidado para participar do torneio, João Lucas Reis chegou à decisão após superar favoritos como o sueco Christian Lindell, cabeça de chave número 2 e o brasileiro Rafael Matos. Na semifinal, ele levou a melhor no duelo pernambucano contra o experiente José Pereira (irmão de Teliana Pereira), 27 anos. Dono de dois títulos profissionais de future, um deles conquistado há três semanas em São José do Rio Preto, Thiago Wild alcançou a quarta decisão de sua carreira depois de vencer o norte-americano Ulises Blanch, jovem de 20 anos, por 6/3 e 6/4 em 1h12 de partida. O paranaense era o favorito para o título neste domingo.

O jovem nascido em Recife vem trabalhando sob o comando de Chico Costa, ex-capitão brasileiro na Copa Davis e atual técnico do Instituto Tênis, clube paulista, onde treina o pernambucano. Reis conquistou seu primeiro ponto na ATP em Santos, no ano passado, e emendou com uma semifinal na semana seguinte, em outro Future, em São Paulo. No primeiro torneio deste ano, em São José do Rio Preto, parou nas quartas de final, também após derrotar José Pereira.