Futebol Nacional

CAMPEONATO PERNAMBUCANO

Pernambucano de 2019 repete fórmula atual e prevê 'tudo ou nada' na primeira fase

Com dez clubes em disputa, primeira fase prevê classificação dos oito melhores para as quartas de final e o rebaixamento dos outro dois

postado em 17/10/2018 19:13

Fernanda Durão/FPF
A Federação Pernambucana de Futebol, junto com os representantes dos clubes, definiram nesta quarta-feira, o regulamento do Campeonato Pernambucano, que em 2019 chegará a sua 105ª edição. E novamente graças ao peso dos votos dos times do interior, ficou decidido que o modelo será o mesmo do estadual deste ano, vencido pelo Náutico, com as 10 agremiações se enfrentando em jogos apenas de ida (nove datas) e os oito melhores avançando para as quartas de final (jogo único), seguindo a semifinal (jogo único) e decisão (em duas partidas).

Desta forma, criou-se uma situação inusitada logo na primeira fase. Isso porque, como o regulamento também manteve a queda de duas equipes para a Série A2, ou o clube estará classificado para as fases finais da competição ou estará automaticamente rebaixado. A ideia do presidente da FPF, Evandro Carvalho, é que apenas nove clubes disputem o Pernambucano de 2020. Porém isso só será definido no conselho arbitral da segunda divisão, no próximo ano. 

O mandatário da FPF ainda tentou modificar a fórmula do Campeonato Pernambucano de 2019, com apenas seis times avançado para os mata-matas, sendo que o primeiro e o segundo colocados passariam direto para as semifinais, enquanto os demais disputariam as outras duas vagas em jogos também eliminatórios. Porém, a sugestão não foi acatada.

A tabela básica do estadual será divugada em breve pela FPF. A primeira rodada está agendada para o dia 20 de janeiro, de acordo com o calendário de competições da CBF. A decisão do Estadual está marcada para o dia 21 de abril.

Regulamento do Pernambucano de 2019

Nº de participantes: 10 clubes 
Náutico, Sport, Santa Cruz, Central, Salgueiro, Vitória, América, Afogados, Flamengo de Arcoverde e o campeão da Série A2, ainda em disputa.

1ª fase: turno único
Todos os clubes se enfrentam em jogos de ida, se classificando os oito melhores colocados. Os dois últimos serão rebaixados para a Série A2 de 2020. Os cinco melhores colocados da edição de 2018 vão jogar cinco vezes como mandantes e quatro como visitantes.

2ª fase: quartas de final
Disputada em jogo único, com o 1º colocado enfrentando o 8º, o 2º jogando contra o 7º, o 3º diante do 6º e o 4º duelando contra o 5º. Os times de melhores campanha fazem a partida como mandantes. Em caso de igualdade, a decisão será nos pênaltis.

3ª fase: semifinal
Também disputada em apenas um jogo de ida. Em caso de igualdade, a decisão será nos pênaltis.

4ª fase: final 
Realizada em jogos de ida e volta, com o time de melhor campanha fazendo o segundo jogo em casa. Para a definição do campeão, será considerada a soma da pontuação nos dois jogos. Em caso de igualdade em pontos, o primeiro critério será o saldo de gols na fase (sem gol qualificado). Persistindo o empate nos 180 minutos, o campeão sairá nos pênaltis.