Futebol Nacional

CAMPEONATO PERNAMBUCANO

Por falta de datas, regulamento do Campeonato Pernambucano de 2019 pode ser alterado

Fórmula aprovada na última quarta-feira pelos clubes exige um total de 13 datas, quando a CBF reservou apenas 11 para a disputa do Estadual

postado em 19/10/2018 17:06 / atualizado em 19/10/2018 17:17

Ricardo Fernandes/DP
Definido na última quarta-feira, o regulamento do Campeonato Pernambucano de 2019 pode ser alterado. O motivo: falta de datas para a realização da competição. Em entrevista ao Superesportes, o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, revelou que terá uma reunião na próxima terça-feira na CBF para tentar conseguir mais duas datas no calendário para a disputa do Estadual. No momento, a entidade disponibilizou 11 datas para a realização do Campeonato Pernambucano, enquanto o formato aprovado pela maioria dos clubes no conselho arbitral exige 13.
 
Pelo regulamento, que contou com o apoio dos sete clubes do interior e veto de Náutico, Sport e Santa Cruz, as 10 equipes se enfrentam apenas em jogos de ida na primeira fase (nove datas), com os oito primeiros avançando para as quartas de final (disputada em partida única), os vencedores fazem as semifinais (também em apenas um confronto) e na sequência decidem o Pernambucano na final de ida e volta. Os dois piores da primeira fase são rebaixados.

"Temos um problema seríssimo de datas, mas infelizmente os clubes do interior não acataram isso e optaram por manter o campeonato com o mesmo formato deste ano. Mas não tenho 13 datas para isso. Por isso vou me reunir na terça-feira com o departamente técnico da CBF para solicitar mais duas datas. Mas acho dificílimo conseguir. Porque só para Pernambuco a CBF vai ceder duas datas a mais, enquanto no restante do país os estaduais estão diminuindo?", pontuou Evandro.

"Se eu não conseguir essas datas a mais o campeonato fica inviável. Não vou começar uma competição sem ter as datas reservadas para ela acabar. Se não conseguir as 13 datas, vamos nos reunir novamente com os clubes e mostrar a realidade para eles. Temos um grande problema para resolver", finalizou Evandro.

Ainda segundo Evandro, a Federação Pernambucana de Futebol tem até o final de novembro para apresentar oficialmente o regulamento e a tabela de jogos do Estadual do próximo ano. Já a ata do conselho arbitral realizada na última quarta-feira ainda está em suspenso.