Futebol Nacional

PERNAMBUCO

Em pesquisa Datafolha, Bahia e Sport empatam com maior torcida do Nordeste, Santa é terceiro

Sport e Bahia lideram cenário nordestino, na sequência, Santa Cruz está empatado com Fortaleza, Vitória e Ceará, Náutico não aparece na lista

postado em 17/09/2019 13:15 / atualizado em 17/09/2019 13:28

<i>(Foto: Ricardo Fernandes/DP)</i>
Pela 20ª vez, o instituto Datafolha realizou uma pesquisa nacional para medir as maiores torcidas do futebol brasileiro. Sport e Santa Cruz figuraram tecnicamente empatados como 14ª e 15ª maiores torcidas do país, com 1% dos entrevistados para cada. No recorte do Nordeste, os números sobem para 4% de rubro-negros, ao lado do Bahia como maior torcida por um clube da região, seguidos pelo Santa, que tem 2%, junto a Fortaleza, Vitória e Ceará. O Náutico não aparece na lista. Os números foram divulgados pelo jornal Folha de São Paulo.

Nenhum time pernambucano aparecia com ao menos 1% das citações desde 2010, quando o Sport teve 1,11%. De lá para cá, houve contagens em 2012, 2014 e 2018. Das 20 edições, essa é apenas a 10º vez que o Leão marca 1%. Para fins de comparação, o Bahia conseguiu o valor em 19 pesquisas e o Vitória, em oito, curiosamente, todas em sequência. O Santa Cruz, assim como Ceará e Fortaleza, chega a marca pela primeira vez.

Vale lembrar que a metodologia do Datafolha não divulga os valores decimais desde a pesquisa de 2014. Assim, o valor de 1% pode representar uma realidade entre 0,5% e 1,5%. Assim, não seria possível afirmar que os 4% do Sport representam o dobro dos 2% do Santa. Além disso, a pesquisa tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. Também é importante observar que como cada instituto de pesquisa segue suas próprias metodologias, outras empresas podem indicar cenários diferentes.

O detalhamento dos cenários da pesquisa, divulgados pelo próprio Datafolha, cita alguns dos valores absolutos obtidos dentro do universo de 2878 entrevistados. O Superesportes fez os cálculos e observou que 1,25% das respostas foram de torcedores do Bahia, enquanto o Sport teve 1,11%. Ainda assim, esse recorte não está sujeito à ponderação feita pelo Datafolha de acordo com seus recortes de pesquisa, não sendo, obrigatoriamente, os valores finais acreditados pelo próprio instituto.

O Datafolha também apresentou maior detalhamento das 15 maiores torcidas (Seleção e clubes até o Sport). O Leão tem uma torcida composta em 60% por mulheres, com 97% no Nordeste, enquanto 3% das citações vieram do Norte, sendo 69% de áreas metropolitanas, contra 31% de interioranos. 86% é de base cristã, 11%, atéia ou agnóstica e 6%, espírita. 61% recebe até 2 salários mínimos, inferior apenas aos 68%, da torcida da Seleção. Ainda assim, o universo de pesquisa é bastante reduzido, sendo restrito aos poucos rubro-negros entrevistados, apresentando margens de erro altas.