Futebol Nacional

CAMPEONATO PERNAMBUCANO

Volta do Campeonato Pernambucano expõe abismo na preparação das equipes

Enquanto Sport, Náutico e Santa Cruz terão mais de um mês de treinamentos, o Petrolina ainda sequer realizou testes diagnósticos da Covid-19

postado em 09/07/2020 19:34

(Foto: Decisão/Divulgação)
Com a confirmação do retorno do Campeonato Pernambucano para o próximo dia 19, os clubes do estado voltarão a atuar após quatro meses de paralisação causada pela pandemia do novo coronavírus. Mas longe de estarem em pé de igualdade. Enquanto o trio de ferro da capital voltará aos campos após um mês de preparação, o Petrolina, por exemplo, sequer realizou os testes da Covid-19, necessários para a liberação dos treinos.

Em rápido contato com o Diario de Pernambuco nesta quinta-feira, após o anúncio da volta do Estadual, o diretor de futebol do clube sertanejo, Carlos Benevides, disse que as testagens serão realizadas neste fim de semana e com isso, a expectativa é para o retorno aos trabalhos na segunda-feira, apenas seis dias antes do jogo contra o Retrô, pela última rodada da primeira fase. 

O elenco da Fera Sertaneja deverá contar com 25 atletas, todos da região e muitos da equipe sub-20. Enquanto o Petrolina já está no quadrangular do rebaixamento, o Retrô disputa uma vaga nas quartas de final da competição. 

Outros dois clubes também terão menos de 15 dias de preparação. O Decisão voltou aos trabalhos apenas na última quarta-feira, enquanto a Acadêmica Vitória, nesta quinta. No clube da cidade de Bonito, os testes apontaram sete resultados positivos, enquanto no Tricolor das Tabocas, foram oito os infectados. Ambas as diretorias informaram que todos os profissionais já estão curados.

E apesar de também já estarem no quadrangular do rebaixamento, Vitória e Decisão farão partidas que interessam diretamente na luta pela classificação às quartas. O primeiro encara, fora de casa, o Afogados, 6º colocado com 10 pontos, enquanto o Decisão encara, como mandante, o Central, 7º também com 10 pontos. 

Por sinal, na ordem das reapresentações, o Central terá pouco mais de duas semanas de preparação para o retorno, uma vez que voltou aos treinos no último dia 3. Já o Afogados, que também ainda disputará na temporada a Série D e a Copa do Brasil, está em atividade desde o dia 25 de junho.

Já Sport, Náutico, Santa Cruz, Retrô e Salgueiro retomaram suas atividades logo na primeira semana da autorização do governo do estado para a volta aos treinamentos, entre os dias 15 e 19 de junho. Todos, portanto, terão pelo menos um mês de trabalho.

Data de retorno dos treinos

15/6
Náutico e Sport

17/6
Santa Cruz

18/6
Retrô

19/6
Salgueiro

25/6
Afogados

3/7
Central

8/7
Decisão

9/7
Vitória

Próxima segunda-feira*
Petrolina

*Data estimada

Última rodada da primeira fase

Sport x Santa Cruz
Salgueiro x Náutico
Retrô x Petrolina
Decisão x Petrolina
Afogados x Vitória