Náutico

NÁUTICO

A pedido do MPPE, semifinal entre Náutico e Juventude é adiada para segunda-feira

Jogo aconteceria neste domingo, no estádio dos Aflitos, às 18h

postado em 19/09/2019 19:01 / atualizado em 20/09/2019 09:54

<i>(Foto: Paulo Paiva/DP Foto)</i>
Na noite desta quinta-feira, através do seu site oficial, o Ministério Público de Pernambuco publicou a decisão que oficializou o pedido de adiamento da partida válida pela semifinal da Série C entre Náutico e Juventude, que seria realizada no estádio dos Aflitos, no próximo domingo, às 18h. O motivo para o adiamento seria o baixo efetivo da Polícia Militar, uma vez que há o show de Bon Jovi no estádio do Arruda, o que demandaria um grande quantitativo de agentes. A nova data do duelo ficou definida para a segunda-feira, às 20h. 
 
O órgão havia solicitado ainda na manhã desta quinta-feira o adiamento do duelo, mas esperava a decisão. Após o veredicto, o juiz Flávio Augusto Fontes de Lima, do Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo e Criminal do Torcedor da Capital, decidiu adiar a realização do confronto. Segundo ele, o contingente da Polícia Militar não seria suficiente para garantir a segurança adequada.  

“Considero que o contingente da Polícia Militar é insuficiente para uma adequada garantia do direito à segurança. E nada é mais importante que a incolumidade física do cidadão. Portanto, não há como manter a realização dos dois eventos no dia 22 de setembro”, declarou o juiz.

Ainda, segundo o documento publicado pelo MPPE, a comunicação do show de Bon Jovi foi realizada em data anterior ao jogo. Por outro lado, o Náutico teria descumprido o artigo 14 da da Lei 10.671/03 do Estatuto do Torcedor, que determina o dever do clube em comunicar à Polícia a realização da partida.  

A decisão de alterar a data do jogo, no entanto, não é nova. Na última sexta-feira, a Polícia Militar já havia feito a mesma solicitação, alegando a dificuldade de realizar dois eventos de grande porte na RMR, mas o pedido não teve sequência e as vendas dos ingressos, que haviam sido paralisadas, já foram retomadas normalmente. Inclusive, a última parcial divulgada pelo Náutico, às 18h desta quinta-feira, informou que 5.413 ingressos haviam sido vendidos antecipadamente. 

Confira a declaração oficial do Ministério Público de Pernambuco 


O juiz de Direito Flávio Augusto Fontes de Lima, do Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo e Criminal do Torcedor da Capital, concedeu tutela provisória de urgência ao pedido do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para que fosse adiado o jogo entre Náutico e Juventude, que estava programado para o próximo domingo (22). Na mesma data, também será realizado o show da banda Bon Jovi.

A medida extrema da judicialização só ocorreu após frustrada a tentativa de acordo promovida na manhã da quarta-feira (18) pelo promotor de Justiça do Torcedor em exercício, Alfredo Pinheiro, quando recebeu representantes da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) e do Clube Náutico Capibaribe. Embora tenham sido convidados, não compareceram representantes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), nem da Federação Pernambucana de Futebol (FPF).

“Considero que o contingente da Polícia Militar é insuficiente para uma adequada garantia do direito à segurança. E nada é mais importante que a incolumidade física do cidadão. Portanto, não há como manter a realização dos dois eventos no dia 22 de setembro”, informou o juiz, na decisão.

Ainda segundo o documento, a comunicação do show teria sido realizada em data antecedente à do jogo de futebol, enquanto que o Náutico descumpriu o artigo 14, Inciso I, da Lei 10.671/03 (Estatuto do Torcedor), no que se refere ao dever de comunicar à autoridade policial a realização do jogo.

O Ministério Público Estadual, através da Promotoria de Justiça do Torcedor, propôs Ação Civil Pública (ACP) com pedido de tutela de urgência para adiar a partida pelo Campeonato Brasileiro da Série C, entre Náutico x Juventude (RS), após o comandante geral da PMPE solicitar a intervenção, visto que na mesma data e horário estavam previstos dois eventos: a partida de futebol no estádio dos Aflitos e o show musical, no estádio do Arruda, com previsão de público de cerca de 15.000 e 40.000 pessoas, respectivamente.