São Paulo

SÃO PAULO

Cuca será treinador do São Paulo, mas só assume time daqui há alguns meses

Até lá, Vagner Mancini, que já atua na equipe paulista como coordenador técnico, será o técnico interino

postado em 14/02/2019 16:44 / atualizado em 14/02/2019 17:24

AFP/Juan Mabromata
Após uma sequência de pontos perdidos e a eliminação na pré-libertadores, André Jardine não é mais o treinador do São Paulo. A notícia foi anunciada nesta quinta-feira (14/2), em entrevista coletiva, pelo diretor executivo de futebol do clube paulista Raí. O ex-jogador do tricolor paulista também confirmou que Cuca será o novo treinador da equipe.

O plano agora é contar com o técnico multicampeão para manter o time bem no Paulistão e seguir na preparação para o Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. Porém, Cuca só poderá assumir o comando da equipe daqui há alguns meses, por recomendação médica. Em dezembro do ano passado, o treinador deixou o Santos para realizar uma cirurgia no coração.

“Ele (Cuca) se mostrou motivado para participar do nosso desafio. Ele está com problema médico, que deve se resolver num período breve, alguns meses. Por isso, não poderá assumir agora. Quem será o treinador do São Paulo no futuro é o Cuca. Nesse período, nesse hiato, até ele estar bem, a prioridade tem de ser a recuperação total da saúde dele”, explicou Raí.

Até lá, Vagner Mancini, que já atua no clube como coordenador técnico, ficará no comando do elenco, confirmou o ídolo do clube paulista. “Nessa conversa com Cuca, ele sugeriu o coordenador técnico Mancini. Desde o início não pensava e não queria ser o treinador do São Paulo, mas devido às circunstâncias, Cuca sugeriu: "Por que não Mancini ficar nesse período?’ Como pedido do Cuca e da direção, o Mancini se dispôs a cobrir esse período e depois volta a ser coordenador de futebol”, contou Raí. 

Pressão por vitórias

AFP/Diego Lima
Jardine estava à frente do time desde o fim do Brasileirão de 2018, quando assumiu o comando da equipe com a saída de Diego Aguirre. Apesar de deixar o cargo de técnico, ele permanecerá no clube, porém exercendo outra função ainda não definida. 

Com apenas três vitórias em oito jogos, resultando em 41,6% de aproveitamento em 2019 (sem contar as duas derrotas no Torneio da Flórida), Jardine não resistiu à pressão por vitórias. O clube desembolsou cerca de R$42,8 milhões na contratação de reforços. A expectativa da diretoria e dos torcedores era a melhor possível sob o rendimento do time, que até então não mostrou o resultado o esperado.
 
*Estagiária sob a supervisão de Maria Eduarda Cardim