ALEMANHA

Kroos, o garçom secreto da Alemanha

O meia se destaca com quatro assistências em seis jogos

postado em 11/07/2014 08:14 / atualizado em 11/07/2014 10:08

AFP PHOTO / VANDERLEI ALMEIDA

Garçom: no futebol brasileiro, o apelido é dado aos especialistas em deixar os companheiros na cara do gol. Na Copa do Mundo, o termo define o alemão Toni Kroos. Em meio a estrelas como Özil, Müller e Schweinsteiger, o meia de 24 anos se destaca por ser quem mais serve aos atacantes: são quatro assistências em seis jogos. Na vitória de 7 x 1 sobre o Brasil, que ele afirma ser a melhor partida da carreira, o atleta do Bayern de Munique marcou dois gols e foi eleito o melhor em campo. De quebra, ultrapassou o francês Karim Benzema e agora lidera o ranking de melhor jogador da Fifa.

“Se você está falando sobre o termo ‘garçom’ com o sentido de servir meus companheiros com bons passes, tudo bem”, concordou Kroos, logo depois da estreia da Alemanha, na goleada por 4 x 0 sobre Portugal, depois de um repórter explicar o significado do termo no futebol brasileiro e perguntar ao jogador se aceitaria o apelido. A entrevista repercutiu na imprensa alemã. Jornais como o Bild e o Welt adotaram o termo e agora o chamam de “kellner” — garçom, em alemão.

O passe refinado é a principal característica de Kroos, frequentemente elogiado em público pelo técnico da Alemanha, Joachim Löw. O holandês Johan Cruyff também exaltou o desempenho do meia na Copa. “Ele está fazendo tudo certo: o ritmo em seus passes é grande e ele vê tudo. É quase perfeito”, elogiou. Pelo Bayern de Munique, os números do meia na última temporada impressionam, principalmente no quesito passe. Foram 92,4% de acertos. No Mundial, o aproveitamento é de 85,4%.

Toni Kroos

Nascimento: 4/1/1990, em Greifswald
Idade: 24 anos
Altura: 1,82 m
Posição: meia
Clube: Bayern de Munique (desde 2010)

Pelo Bayern de Munique
180 jogos
24 gols
48 assistências
89% de passes certos