Basquete

BASQUETE

Na lanterna do NBB, Brasília volta ao Ginásio da Asceb para encarar o Minas

Na 11ª partida na temporada, a equipe brasiliense tenta conquistar a modesta terceira vitória e iniciar a esperada reação no torneio

postado em 10/12/2018 13:29 / atualizado em 10/12/2018 13:35

Ricardo Ribeiro/Agência de Notícias do UniCeub
A situação é constrangedora. O embaraço é visível. Como explicar aos torcedores que a equipe tetracampeã nacional amarga a lanterna do Novo Basquete Brasil (NBB)? Após dois jogos longe de casa, alguma satisfação é esperada para esta segunda-feira (10/12), quando o Universo/Brasília volta ao Ginásio da Asceb, onde recebe o Minas, às 20h. Na 11ª partida na temporada, a equipe brasiliense tenta conquistar a modesta terceira vitória e iniciar a esperada reação no torneio.

Em melhor fase, na sexta colocação, com seis vitórias e quatro resultados negativos, o Minas bateu o Botafogo na rodada passada. O Universo/Brasília vem de derrota para o Basquete Cearense. Após sofrer o oitavo revés em 10 partidas, a equipe brasiliense teve cinco dias para se recuperar. O time volta à quadra ainda sem os alas Arthur e Pedro Mendonça, que seguem se recuperando de cirurgia no joelho. Para evitar os erros do jogo passado, os donos da casa prometem foco na defesa, um dos principais problemas no último duelo.

“Precisamos mudar algumas situações, principalmente a intensidade da parte defensiva, setor em que a gente produziu pouco. Isso para podermos ter um ataque mais consistente. Estamos fazendo muitas avaliações sobre a forma que estamos atuando, da nossa intensidade de jogo, para promover essas mudanças dentro da quadra”, explica André Germano, técnico do Universo/Brasília.

A derrota em confronto direto, na quarta-feira passada para o Basquete Cearense, fez com que a equipe candanga começasse a investir no aspecto psicológico dos jogadores. “A gente analisa, toma algumas decisões, mas precisamos colocar isso dentro da realidade, dentro das situações de quadra, e fazer uma preparação principalmente da nossa parte mental. Também de maneira individual com cada jogador para reverter essa situação”, comenta André Germano.

O Minas chega a Brasília precisando de apenas uma vitória para conseguir se garantir na Copa Super 8, torneio que reunirá os oito primeiros colocados do primeiro turno do NBB e dará ao campeão uma vaga na Liga das Américas na próxima temporada.

Classificação

1.Franca 
2. Flamengo
3. Pinheiros 
4. Mogi 
5. Paulistano 
6. Minas 
7. Botafogo
8. Joinville
9. Vasco 
10. São José 
11. Corinthians 
12. Cearense 
13. Bauru
12. Brasília 

*Estagiária sob a supervisão de Fernando d’Amarelo