Basquete

BASQUETE

Universo/Brasília perde mais uma partida e continua em último lugar no NBB

Equipe brasiliense começa bem o jogo contra o São José, mas permite a virada do rival e acumula a nona derrota em 12 partidas no campeonato

Arthur Marega Filho/São José Basketball
 
O primeiro tempo até foi favorável. O Universo/Brasília conseguiu ir para o intervalo do jogo com uma pequena vantagem no placar, mas, a partir do terceiro quarto, não teve jeito. O São José reagiu na partida e conseguiu a virada para definir a vitória por 87 x 75, nesta quinta-feira (13/12), no Ginásio Lineu de Moura, no interior paulista. O resultado representa a nona derrota da equipe brasiliense em 12 confrontos na atual temporada do Novo Basquete Brasil (NBB), mantendo assim o último lugar na classificação geral do campeonato.
 
As parciais iniciais da partida foram marcadas pelo equilíbrio entre os dois times, com ligeira superioridade do Universo/Brasília. No primeiro quarto, os visitantes conseguiram vencer por 23 x 26. Na etapa seguinte, os donos da casa reduziram a vantagem dos rivais para a apenas um ponto, com o placar marcando 41 x 42 na pausa para o intervalo. No retorno à quadra, o São José passou a dominar o duelo, não deu mais chance para a equipe brasiliense e fechou o jogo com 12 pontos à frente dos adversários. 
 
O ala/armador, Pedro, do São José, foi o cestinha do jogo, com 27 pontos marcados, além de três rebotes, duas assistência e uma bola roubada. O ala Márcio, o ala/pivô Nunes e o pivô Mineiro fora os demais destaques da equipe paulista, com 14, 11 e 10 pontos, respectivamente. 
 
Pelo lado do Universo/Brasília, o ala/pivô venezuelano Windi Graterol foi o maior pontuador do time pelo segundo jogo consecutivo, com 21 pontos. O ala/armador Zach Graham somou mais 16, enquanto o armador Nezinho fez 13 e o ala Rafa Moreira, 10. A decepção mais uma vez ficou por conta do ala/pivô costarriquenho Ricky Sánchez, que contribuiu com apenas três pontos, três rebotes, uma assistência e uma bola roubada – desempenho bem abaixo do esperado para uma das contrações de destaque da equipe para a temporada. 
 
Sem muito tempo para descansar, o Universo/Brasília volta a jogar neste sábado (15/12), ainda longe de casa, contra o Paulistano, às 18h. Os rivais paulistas estão em quinto lugar na classificação geral, com oito vitórias e quatro derrotas no campeonato.