Basquete

BASQUETE

NBB Brasil vence o NBB Mundo no Jogo das Estrelas recheado por homenagens

Apesar dos desfalques dos atletas do Flamengo, a partida teve show de jogadas plásticas e do ala Jefferson, do Bauru

postado em 09/02/2019 20:30 / atualizado em 09/02/2019 21:17

NBB/Divulgação
Franca (SP) - Não deu nem para o cheiro. O NBB Brasil venceu o NBB Mundo por 144 x 92 no Jogo das Estrelas. Liderados por Lucas Dias, pivô do time de Franca, os brasileiros assumiram a vantagem desde o começo. A partida deste sábado (09/02) fechou o fim de semana das estrelas no Ginásio Pedrocão, em Franca, São Paulo. A diferença de 52 pontos evidenciou o enredo da partida, enquanto as homenagens às famílias das vítimas do incêndio no CT do Flamengo foram o plano de fundo.

Os jogadores do Universo/Brasília foram ovacionados por jogadas plásticas no desafio NBB. Zach Graham, ala americano, anotou quatro bolas de três pontos. Windi Graterol, ala/pivô venezuelano, marcou oito pontos e saiu encantado do evento das estrelas. “É tudo bonito, muito legal e divertido, um grande espetáculo com organização perfeita”, avaliou o venezuelano. “Estou muito feliz de dividir a quadra com esses grandes jogadores. O resultado é o que menos importa hoje, estamos felizes de dar show para a torcida”, completou.

NBB/Divulgação

Didi, o craque do time de Franca, foi o jogador mais aclamado pela torcida da casa. E fez valer o carinho: acertou a última cesta do duelo, uma linda enterrada no último segundo da partida. “Foi uma grande festa, estou muito feliz de ver o ginásio lotado e poder retribuir para a torcida essa felicidade”, alegrou-se o ala de 19 anos. Citado em jornais norte americanos de basquete, Didi disse estar muito feliz com a repercussão sobre o empenho dele, mas assume que ainda está aprendendo a lidar com a novidade: “Admito que isso me atrapalhou um pouco em quadra, mas estou focado no NBB e quero conquistar mais títulos com o Franca”. 

Homenagens

Assim como na noite de sexta-feira (8/2), o incidente no CT do Flamengo foi lembrado pela organização do evento e respeitado por todos os presentes. Um minuto de silêncio e uma nota de condolências em nome do NBB. Os jogadores do time carioca decidiram não permanecer em Franca. Olivinha, Varejão, Gustavo, Balbi, Marquinhos e Nesbitt voltaram para o Rio de Janeiro na tarde de sexta. Mas foram lembrados pelos jogadores presentes. 

Lucas Dias, campeão do desafio de habilidades, homenageou o ala do Flamengo. “Esse troféu é para o Olivinha. Eu sei que ele queria estar aqui, mas não pôde pelo fato que aconteceu. Estamos mandando energias positivas para as famílias das pessoas envolvidas na tragédia”, disse o atleta.

O cara das estrelas

 
NBB/Divulgação
Jefferson William, o cara do jogo das estrelas, marcou 28 pontos. Anotou 8 das 11 tentativas de três pontos. O ala do Bauru foi um dos mais vaiados pela torcida francana, mas no fim de jogo saiu aplaudido pela atuação em quadra. “Estou muito feliz, mas muito feliz mesmo por entrar na história do NBB mais uma vez. Ontem (8/2), quando perdi a final dos 3 pontos, minha mulher ficou chateada com as vaias da torcida. Mas hoje ela ficará muito feliz com o troféu de MVP”, orgulha-se.

Antes do duelo das estrelas, criou-se um clima amistoso entre Alex, ala do Bauru, e Shamell, ala do Mogi. O brasileiro tem dois títulos de melhor da partida no duelo das estrelas, enquanto o jogador norte-americano levou três para casa. Os dois, porém, passaram apagados pelo desafio de 2019. Alex Garcia deixou a quadra com 12 pontos e Shamell com 10 tentos. 

O NBB já volta nesta segunda-feira (11/2), com o duelo entre Universo/Brasília e o Sesi/Franca, na cidade paulista, onde ocorreu o fim de semana das estrela.


*O estagiário, sob supervisão de Maíra Nunes, viajou a convite do NBB