Basquete

LIGA OURO

Após vitória na estreia, Cerrado encara o São Paulo em busca de vaga no NBB

A partida, válida pela segunda rodada da Liga Ouro, acontece nesta terça-feira (19/2), às 20h, no Ginásio da Iesplan (708/908 Sul)

postado em 19/02/2019 12:30 / atualizado em 19/02/2019 12:41

Wallace Martins/CB/D.A Press
O Cerrado Basquete começou 2019 igualando a desastrosa campanha do ano anterior, quando figurou na última colocação da Liga Ouro, com apenas uma vitória. Na reestreia no torneio que oferece uma vaga no Novo Basquete Brasil (NBB), o time de Brasília venceu o Rio Claro-SP, por 68 x 61, no sábado passado. Nesta terça-feira (19/2), novamente em casa, no Ginásio da Iesplan (708/908 Sul), às 20h, a equipe brasiliense enfrenta o São Paulo.

A vitória diante do Rio Claro foi suada, mas de grande importância para o time da capital federal. O armador Patrick Vieira, jogador que atuou no NBB, mas que optou pelo Cerrado para buscar mais tempo de quadra, foi o destaque da partida. Ele anotou um duplo-duplo, com 17 pontos e 13 rebotes, além de sete assistências.

Na estreia, o São Paulo venceu o Unifacisa por 77 x 69 e também teve duplo-duplo no confronto em Campina Grande, na Paraíba. O pivô João Vitor ajudou o time com 18 pontos e 12 rebotes.

Com quatro estrangeiros no time e treinador campeão, o Cerrado Basquete terá mais 13 jogos para tentar o acesso à elite nacional. A equipe de Brasília deu início à preparação em novembro do ano passado. Comandados pelo técnico Ronaldo Pacheco, alguns jogadores foram mantidos da base da péssima campanha de 2018. Com apenas uma vitória e 15 derrotas na bagagem, o grupo foi o último colocado, mas o treinador promete mais competitividade para a nova temporada.
 
“Começamos com cinco jogadores de Brasília. Depois, com a chegada dos investidores, pudemos pensar em jogadores de fora”, acredita o treinador, campeão brasileiro na temporada 2006/07, como auxiliar técnico do Universo/Brasília.

Elenco conta com atletas estrangeiros

Além dos cinco jogadores de Brasília, três norte-americanos, um uruguaio e nove contratados de times nacionais formam o elenco para a disputa da Liga Ouro. “O Carioca (armador Patrick Vieira) é muito experiente, jogou o NBB. O Danilo Sena estava no Pinheiros e chega para agregar muito. Pegamos jogadores de qualidade. A questão é formar a química”, comentou o técnico Ronaldo Pacheco. 

Danilo Sena, de 20 anos, formado nas categorias de base de Brasília, estava no Pinheiros, líder do NBB. Promete empenho e foco para impulsionar o basquete da capital. “A expectativa é a melhor possível, estamos focados na Liga. O time está bem encaixado. Cheguei há pouco tempo, mas me sinto em casa. O grupo é bom, muita qualidade, dá para ter um estilo de jogo, pois vamos atuar em velocidade, pois temos um time atlético e jovem”, disse o ala.

A Liga Ouro tem oito equipes, que se enfrentam em turno e returno. Todos os times se classificam para os playoffs. O campeão garante vaga no NBB.  

Programe-se

Liga Ouro - 2ª rodada
Cerrado x São Paulo
Local: Ginásio da Iesplan (708/908 Sul)
Horário: 20h
Ingressos: R$ 20 (1kg de alimento não perecível dá direito à meia-entrada) 

*Estagiário sob a supervisão de Fernando Brito