Mais Esportes

ESPECIAL JOAQUIM CRUZ

"Ficha só caiu em Seul", relembra Joaquim Cruz sobre conquista olímpica

Atleta ficou supreso ao ver a família entrevistada na tevê

Daniel Alves/CB/D.A Press
No dia seguinte à conquista da medalha de ouro, Joaquim Cruz se surpreendeu ao ver a família sendo entrevistada uma reportagem na televisão. “Ali, comecei a entender o feito que havia conseguido”, afirma o medalhista olímpico. “Eu era um ‘performer’, não costumava prestar atenção a nada do que acontecia a meu redor. Por isso, acho que estranhei quando passei a ser reconhecido na rua.”

Nos meses e anos seguintes, Joaquim Cruz viu que a fama repentina pós-ouro não seria passageira. Ele conta que, certa vez, foi seguido na Alemanha por um fã que queria provar a um amigo que aquele era o campeão olímpico.

“Mas acho que a ficha só caiu mesmo em Seul, nas Olimpíadas de 1988”, acredita o campeão. “Depois de deixar o procedimento de imigração na Coreia, saí com a delegação brasileira pelo desembarque, normalmente. Aí vi um grupo grande de jovens coreanos tirando fotos na minha direção. Até olhei para trás, procurando saber quem eles fotografavam, mas não havia ninguém. Era eu mesmo o foco de atenção”, recorda.