Mais Esportes

PARALIMPÍADAS ESCOLARES

Daniel Dias e Laís Souza visitam os Jogos Paralímpicos Escolares

O nadador e a ex-ginasta chamaram a atenção dos competidores, em São Paulo, no Centro Paralímpico Brasileiro: motivação e inspiração para todos

postado em 22/11/2017 19:47 / atualizado em 27/11/2017 14:31

São Paulo — A poucos dias de embarcar para o Mundial Paralímpico de Natação no México, Daniel Dias tirou um tempo para visitar os Jogos Paralímpicos Escolares nesta quarta-feira (22/11). Bastou aparecer na piscina de aquecimento para os jovens atletas correrem para pedir uma foto e abraçar o maior medalhista paralímpico brasileiro.  

Aos 29 anos e com 24 medalhas no bolso, Daniel não teve oportunidade de disputar provas em uma competição como os Jogos Escolares. "Na minha época, não tinha paralimpíada escolar. Eu fico feliz de vir em um evento dessa proporção e ver tanto novos talentos", comenta. 
 
Alexandre Urch/MPIX/CPB
Os Jogos Escolares Paralímpicos reúnem mais de 900 atletas de todos os estados brasileiros. As provas de 10 modalidade acontecem no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, até sexta-feira (24/11). Para Daniel Dias, a competição serve como forma de renovação. "É aqui que começa e onde temos que investir. Se não investirmos na base, não teremos renovação", afirma.

Para ele, receber o carinho dos jovens é gratificante. "Assim como eles se animam com a minha presença, esse carinho me anima. Perceber que eles veem uma motivação em mim é especial", conta. O nadador viaja na semana que vem para o Mundial, que acontece entre 2 a 8 de dezembro. Prevista para outubro, a principal competição da modalidade teve que ser remarcada por conta do terremoto que atingiu a Cidade do México. 

Na avaliação do nadador, o cancelamento da prova influencia na preparação. "Fizemos um planejamento para aquele momento e sabemos essa mudança altera nossa performance", analisa. Porém ele garante que isso não servirá como desculpa. "Vamos cair na água para dar o melhor e esperamos trazer excelentes conquistas para o Brasil", afirma Daniel, que vai nadar quatro provas individuais e três revezamentos. 

Inspiração para voltar ao esporte

Outra personalidade que visitou o primeiro dia de competições foi a ex-ginasta Laís Souza. Após visitar os Jogos Paralímpicos do Rio-2016, Laís passeou pelo CT paralímpico e conheceu os Jogos Escolares Paralímpicos. "Nunca assisti aos Jogos Escolares. Eu estou meio acostumada com esse ar de competição, mas é diferente do que eu fazia", comenta. 
 
Alexandre Urch/MPIX/CPB
Para ela, os atletas dão exemplo para outras pessoas. "Não só para outros deficientes, mas para todo mundo". Laís ficou tetraplégica após um acidente enquanto treinava para os Jogos Olímpicos de Inverno. Entre os esportes paralímpicos que já viu, ela destaca futebol de cinco, rugby, basquete em cadeira de rodas e bocha. 

"A bocha é muito legal pela oportunidade que ela oferece. Eu poderia fazer sem ter movimento nenhum", avalia. Apesar de pensar em praticar a modalidade, o foco para o ano que vem é a faculdade. A estudante do segundo semestre de psicologia afirma que é um desafio. "Ainda estou no começo e é difícil. Tem que ler bastante, mas vale a pena. Estou gostando", diz.
 
*A repórter viajou a convite do Comitê Paralímpico Brasileiro