Mais Esportes

LISTA

Veja a lista das 10 equipes mais valiosas do esporte

Em estudo da Forbes, Dallas Cowboys, da Liga de Futebol Americano (NFL), continua no topo, seguido pelo Manchester United

postado em 18/07/2018 14:59 / atualizado em 18/07/2018 16:14

AFP
A revista Forbes, referência em negócios e economia, divulgou a lista atual das 10 franquias esportivas mais valiosas do planeta. Apenas três times de futebol aparecem entre os primeiros da relação divulgada pelo veículo americano.

No topo da lista, está o Dallas Cowboys, da NFL, avaliado em U$ 4,8 bilhões, cerca de R$ 18,4 bilhões, na cotação atual (R$ 3,83). A marca aumentou seu valor em 14% em relação ao ranking do ano passado, quando também ficou com a primeira colocação.

Os três representantes do futebol completam o "G4". O Manchester United é o segundo colocado, seguido pelos rivais espanhóis Real Madrid e Barcelona, respectivamente na terceira e quarta colocações. Completando os cinco primeiros está o New York Yankees, do Beisebol, que foi a segunda equipe mais valiosa do mundo no ano passado, no valor de U$ 4 bilhões. O próximo time de futebol que aparece na pesquisa da Forbes é o Bayern de Munique, em 12º, estimado em pouco mais de U$ 3 bilhões.

As equipes esportivas mais valiosas do mundo em 2018 valem U$ 137 bilhões, e o valor médio atual dessas 50 equipes é de U$ 2,74 bilhões, o maior até hoje, o que representa um aumento em relação ao ano passado, quando o valor médio foi de U$ 2,5 bilhões. 

"Nunca houve uma época melhor para se ter uma franquia profissional de alto nível", disse Kurt Badenhausen, editor sênior da Forbes Media. "Contratos de TV de grande sucesso e acordos de negociação coletiva favoráveis %u200B%u200Bao proprietário estão alimentando os preços recordes de venda nas principais ligas esportivas", acrescentou.

A NFL é a liga esportiva mais forte do mundo, pelo menos do ponto de vista econômico. Isso se dá muito por causa de contratos de direitos de transmissão inigualáveis. Das 50 equipes mais valiosas do esporte, 29 disputam o torneio estadunidense. Para se ter uma ideia, a NBA, principal organização de basquete do mundo, emplacou oito equipes na relação, contra sete do futebol europeu e seis da MLB, torneio de beisebol norte-americano.

Os valores apontados pela Forbes são os valores de empresa de cada liga ou equipe. O que significa que o patrimônio líquido e as dívidas são levadas em consideração na hora dos cálculos. 

Veja as franquias esportivas mais valiosas do mundo: