Mais Esportes

FUTEBOL AMERICANO

Tubarões do Cerrado é campeão da Conferência Centro-Oeste

O time brasiliense disputará a semifinal do Brasil Futebol Americano contra o João Pessoa Spectros

postado em 18/11/2018 18:23 / atualizado em 18/11/2018 19:16

Maíra Nunes/CB/D.A Press
 
Os Tubarões do Cerrado escreveram, na tarde deste domingo (18/11), um dos principais capítulos da história do time: sagrou-se campeão da Conferência Centro-Oeste do Brasil Futebol Americano (BFA), o campeonato brasileiro da modalidade. O título inédito para o Distrito Federal teve campanha impecável, com vitória nos oito jogos que disputaram. A decisão, diante do Sorriso Hornets, de Mato Grosso, terminou 13 x 7 para os candangos, que tiveram o incentivo da torcida no Estádio Bezerrão, no Gama. 

No segundo ano seguido que disputou a final da conferência regional, os Tubarões incorporaram à equipe a filosofia de jogarem até o fim. “Era o que faltava ao time”, pontuou Fabrício Ataíde, o técnico principal da equipe, no cargo desde 2016. O que o treinador não imaginou foi que a frase valeria de forma tão literal. O Sorriso Hornets teve a oportunidade de virar o jogo restando apenas quatro segundos para terminar o jogo. Mas a defesa dos donos da casa funcionou e garantiu a taça inédita à equipe.

“O Sorriso veio com vários americanos no time neste ano, então nós sabíamos que seria uma grande força do campeonato. Mas fizemos o trabalho de trazer para casa a decisão”, disse Fabrício. A final da conferência foi disputada na capital federal justamente porque os Tubarões tiveram uma campanha melhor na primeira fase. Com o apoio da torcida, os donos da casa fecharam o primeiro tempo com vantagem de 6 x 0. Na volta do intervalo, as defesas dos dois lados se encaixaram melhor e a partida ficou mais equilibrada, ganhando tom dramático. 
 
Maíra Nunes/CB/D.A Press
 
 
O placar já marcava 13 x 7 quando os Tubarões começaram a demonstrar nervosismo. O Sorriso chegou a comemorar um touchdown,quando o jogador cruza a linha de gol (entrando na end zone) sem ser obstruído. Pouco depois, porém, a jogada que vale 6 pontos foi anulada pelo árbitro por uma infração cometida pelo atleta mato-grossense. Foi quando o fator casa pesou. Nos últimos três anos, os Tubarões perderam apenas um jogo dos que disputou em casa. 

Na beira do campo, técnicos, coordenadores e os próprios jogadores dos Tubarões passaram a convocar a participação da torcida, que respondeu com gritos de defesa. Nos segundos finais, os gritos foram substituídos por um silêncio espantoso, tamanha a tensão em relação ao último lance do jogo. Quando o cronometro zerou, enfim, os Tubarões soltaram o grito de campeão entalado desde o ano passado. 

Com a conquista, o time disputará a semifinal do Nacional contra o João Pessoa Spectros, campeão da Conferência Nordeste, em 3 de dezembro, provavelmente no Estádio Mané Garrincha. “Comemoramos hoje e já estudamos e treinamos para o próximo desafio amanhã”, disse o técnico Fabrício. A outra semifinal será entre o Galo e o Timbó Rex, vencedores das Conferência Sudeste e Sul, respectivamente.