Mais Esportes

NATAÇÃO

Torneio Open começa nesta quarta e encerra calendário da natação brasileira

Mineira radicada em Brasília, Marina Nascimento é uma das atrações do Torneio Open, que começa hoje, em Porto Alegre

postado em 19/12/2018 11:45 / atualizado em 19/12/2018 12:30

Minervino Junior/CB/D.A Press
O Torneio Open, uma das principais competições da natação brasileira, começa nesta quarta-feira (19/12), em Porto Alegre, e fechará o calendário da modalidade. A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) traz uma novidade neste ano. As provas desta edição não terão eliminatórias. Nas de 50m, as disputas serão ao estilo mata-mata. A ideia surgiu porque o campeonato será realizado em piscinas longas (50m). O objetivo da CBDA é atrair o interesse dos atletas e da tevê, criando um torneio mais atrativo. O evento começa três dias depois do Mundial de Hangzhou, na China, e não é seletivo para nenhum campeonato internacional.

Uma das nadadoras confirmadas no torneio é Marina Nascimento. Nascida em Minas Gerais, ela foi criada em Brasília. Iniciou nas piscinas com apenas três anos, e se profissionalizou aos 13. A atleta defende o Unisanta, de Santos, mas mora na capital do país e usa as piscinas do Iate Clube para treinar. A participação no Open é a última etapa de um planejamento feito por ela para o ano de 2018. “Esse torneio é o último brasileiro do ano, mas não classifica para nada. Por isso, alguns clubes não mandarão seus atletas. Eu vou para fechar meu planejamento de treinos. Ano que vem tem Pan, e o Maria Lenk é classificatório. Meu foco é conseguir uma vaga”, explica.

No Torneio Open, Marina competirá nas especialidades dela — os 200, 100 e 50m costas. A competição será a preparação pessoal para o Maria Lenk de 2019, que oferecerá duas vagas por prova para os Jogos Pan-Americano de Lima, no Peru. Em abril deste ano, a nadadora conseguiu o melhor desempenho nos 200m costas. Com o tempo de 2m14s69, garantiu a medalha de bronze no Maria Lenk, ela acredita que, se baixar o tempo para 2m13, pode conseguir a vaga para o torneio continental. “Minha dificuldade é no submerso, que é aquela parte da virada, quando fazemos uma pernada submersa debaixo da água. Meu foco principal deste ano inteiro foi nesse fator, para diminuir meu tempo e conseguir a vaga no Pan”, comenta.

Em 2017, Marina conquistou medalha de prata no Open. Com os novos treinamentos, busca melhorar esse resultado. O técnico da atleta, Fábio Costa, acredita que a jovem evoluiu bastante em 2018, conseguindo inclusive a melhor marca da vida, o tempo conquistado no Maria Lenk,  que lhe garantiu o bronze. “Essa competição é a última importante, antes de ela nadar, ano que vem, a seletiva para os Jogos Pan-Americanos, que é nosso grande objetivo. Por isso, a importância”, ressalta.

Entenda o Open 

O torneio será realizado em seis etapas, com quatro dias de disputa, um a menos que o Troféu José Finkel. Até amanhã, acontecerão todas as provas, exceto as de 50m. As séries serão decisivas para medalhas. O balizamento acontecerá dos piores aos melhores tempos. A última série reunirá os oito melhores classificados. O pódio será decidido com os tempos mais rápidos na contagem geral, ou seja, quem vencer uma série só será campeão se, no fim, tiver o melhor tempo.

A maior novidade acontecerá no sábado, último dia da competição. Todas as provas de 50m (livre, peito, borboleta e costas) serão disputadas em três fases: quartas de final, semifinal e final, e os nadadores serão eliminados a cada etapa. A final acontecerá com apenas dois competidores.

Quem é ela

Minervino Junior/CB/D.A Press

 

Nome: Marina de Oliveira Nascimento

Data de Nascimento: 14/11/1995
 
Natural: Juiz de Fora (MG) e criada em Brasília
 
Clube: Associação Santa Cecília de Esportes - Unisanta
 
Principal estilo: Costas
 
Principais conquistas:
2013 - Campeã sul-americana na prova dos 200m costas
2014 - Segunda colocada nos 200m costas no Troféu Maria Lenk
2017 - Segunda colocada nos 200m costas no Open
2018 - Terceira colocada nos 200m costas no Troféu Maria Lenk
 
 

 
 
*Estagiária sob a supervisão de Marcos Paulo Lima