Vôlei

VÔLEI

Com time reformulado, Brasília estreia na Superliga Feminina contra o Minas

Focada em uma vaga nos playoffs, equipe brasiliense abre a temporada 2018/2019 nesta sexta-feira (16/11), às 20h, no Ginásio Sesi Taguatinga

postado em 16/11/2018 09:00 / atualizado em 16/11/2018 16:37

Wallace Martins/Esp. CB/D.A Press
 
Os amantes de vôlei da capital federal estavam com saudades de ver o Brasília em ação. Passados mais de oito meses — ou 259 dias — desde o último jogo pela temporada passada, o time volta às quadras para a sexta participação na Superliga Feminina. A estreia na edição 2018/2019 não poderia ser melhor: em casa, no Ginásio Sesi Taguatinga, contra o Minas, nesta sexta-feira (16/11), às 20h. 
 
A expectativa é de uma recepção calorosa na arena com capacidade para 1.800 pessoas. A torcida brasiliense, porém, levará um tempinho para se familiarizar ao novo elenco. Das 13 jogadoras da equipe candanga, apenas a central Fernanda e a jovem ponteira Natália são remanescentes da temporada passada. Para compensar, a central Angélica volta a jogar pelo representante do DF depois de ter atuado na cidade em 2013/2014.
 
“Nosso objetivo é conquistar a torcida para que tenhamos sempre a casa cheia e que seja difícil para os outros times jogar em Brasília, assim como era no ano que joguei aqui”, almeja Angélica. Para a jogadora, a receita para agradar os fãs é fazer um bom jogo de estreia para começar bem a Superliga e crescer durante a competição. Além dela, destacam-se entre os reforços a atacante Renata Colombo, ex-Fluminense, e a argentina Mimi Sosa, central que atuou no Rio do Sul, Pinheiros e São Cristóvão. As três tiveram passagens pelas respectivas seleções. 
 
O confronto será também a oportunidade de os brasilienses reverem Macris. Atualmente no Minas, a levantadora que também veste a camisa da Seleção Brasileira atuou na melhor campanha do Brasília Vôlei na competição nacional, quando o time terminou na quinta posição em 2015/2016, e na sexta, em 2016/2017. “Passei duas temporadas muito felizes em Brasília, tanto com a cidade quanto com as pessoas, o clube e a torcida. Então, é uma alegria enorme estar de volta”, comenta. 
 
Não é a primeira vez nesta temporada, porém, que Macris reencontra o Brasília Vôlei. O ex-clube disputou o Campeonato Mineiro e saiu derrotado pelo atual time da levantadora, por 3 sets a 0 (24/12, 26/24 e 26/24), no início de novembro. Embora o placar geral tenha sido de ampla vantagem, o jogo foi bem disputado, com dois sets definidos apenas nos últimos pontos. Por sinal, o Minas sagrou-se campeão mineiro após bater o Praia Clube, atual campeão da Superliga, na final.

Rivais têm reforços renomados

O torneio mineiro deu uma mostra da dificuldade que o Brasília Vôlei enfrentará na estreia. A equipe de Belo Horizonte conseguiu dois reforços de peso. As ponteiras Natália e Gabizinha, dupla que conquistou duas edições de Superliga pelo Rio de Janeiro, em 2014/2015 e 2015/2016. A campeã olímpica Natália retorna ao Brasil, aos 29 anos, após duas temporadas no voleibol turco, com o Fenerbahçe — no segundo ano, ela sofreu com uma tendinite crônica no joelho direito. A mineira Gabi volta ao clube que a lançou, após deixar a terra natal aos 18 anos e, sob o comando de Bernardinho, conquistar seis Superligas.

Tarefa difícil, mas não impossível para o Brasília Vôlei, que visa voltar a disputar os playoffs da Superliga após a frustrante 10ª colocação na edição passada. E, desta vez, a dança das cadeiras no time mexeu até com um posto ocupado desde o início do projeto, em 2013. No lugar do pioneiro Sérgio Negrão, que foi para o Pinheiros, assume o técnico Hairton Cabral, que também comanda a Seleção Brasileira sub-18 e queria novos desafios após 16 temporadas treinando o São Caetano do Sul.

Wallace Martins/Esp. CB/D.A Press

Pelo que viu na capital mineira, o novo técnico do Brasilia Vôlei aposta no Minas como um dos favoritos a ser finalista desta Superliga. “Está com um entrosamento muito bom, com a Gabizinha e a Léia passando muito bem e um ataque com muita velocidade pele meio, já que a Macris tem essa característica, além de imprimir muita velocidade pelas extremidades”, avalia Hairton Cabral.

Ainda assim, o comandante prefere encarar o time mineiro logo na estreia. “Para dar ritmo à nossa equipe. A responsabilidade é deles e ficamos como franco-atiradores, então vamos tentar surpreender, pegar o Minas de calças curtas”, completa. Há três meses treinando, as candangas disputaram cinco jogos na pré-temporada. Hairton diz estar satisfeito com a preparação física e técnica. Mas a parte tática, segundo ele, depende de mais partidas por envolver entrosamento e ritmo de jogo. 
 

Pré-temporada

Em outubro, o Brasília Vôlei fez dois amistosos em Uberlândia, contra o Praia Clube e perdeu ambos. A intenção, porém, era colocar o time para jogar em busca de entrosamento e ritmo de jogo. Com o mesmo objetivo, participou do Campeonato Mineiro, pois não existe um torneio regional no DF. Em Belo Horizonte, o time de Hairton Cabral terminou a competição em terceiro lugar. Perdeu para o Praia Clube por 3 sets a 0 e venceu o Lavras pelo mesmo placar. 

Programe-se

Superliga Feminina 
1ª rodada
Brasília x Minas
Quando: nesta sexta-feira (16/11)
Horário: 20h
Local: Sesi Taguatinga (QNF 24)
Ingressos: R$ 20 (meia), à venda na bilheteria do Sesi Taguatinga ou pela internet no site do Tíquete Fácil