Vôlei

VÔLEI

Brasília perde para o Minas por 3 sets a 1 na estreia na Superliga Feminina

Apoiada pela torcida, equipe da capital federal venceu a primeira parcial, mas cedeu a virada para as rivais no Ginásio Sesi Taguatinga

postado em 16/11/2018 22:30 / atualizado em 17/11/2018 12:03

Wallace Martins/Esp. CB/D.A Press
 
“Vamos tentar pegar o Minas de calças curtas”, avisou o técnico do Brasília Vôlei, Hairton Cabral, sobre a estréia diante do favoritíssimo Minas na Superliga feminina 2018/2019 na noite de sexta-feira (16/11). A chuva que caiu na capital federal não assustou a torcida, que vibrou junto a Renatinha quando o time fechou o primeiro set na frente no Ginásio Sesi Taguatinga; e lamentou a virada da equipe mineira, que venceu por 3 sets a 1, com parciais de 25/21, 12/25, 14/25 e 23/25.
 
O time da capital federal entrou com Neneca, Fê, Renatinha, Nati, Angélica e Diana. A central argentina Mimi Sosa desfalcou a equipe em cima da hora, porque a documentação dela não ficou pronta a tempo. Ainda assim, o Brasília começou o jogo avassalador, abrindo 4 x 1. Das arquibancadas, ecoava pedidos de atenção e “porrada” antes dos ataques candangos. Renatinha respondia com muita vibração, a ponto de ficar com o rosto vermelho, após cada cortada revertida em ponto. 
 
Aos poucos, a torcida foi se soltando. Ao mesmo tempo que começou a gritar o nome de Renatinha, passou a pegar no pé da campeã olímpica Natália, ponteira do Minas que voltou a atuar no Brasil após duas temporadas no vôlei turco. A empolgação tinha motivo até surpreendente para quem não deu ouvidos ao técnico Hairton: o Brasília abria 18 x 10 no placar, a maior vantagem do primeiro set. No fim da parcial, o Minas se aproximou. Cauteloso, Hairton pediu tempo e acalmou as comandadas para fechar o set na frente em 25 x 21.
 
Na virada de quadra, o semblante das jogadoras da Seleção Brasileira Gabizinha e Natália era de indignação. O susto da primeira parcial despertou o elenco estrelado do técnico italiano Stefano Lavarini. Mordido, foi a vez de o Minas ser contundente. E não deu chances ao Brasília nas duas parciais seguintes, vencendo em 25 x 12 e 25 x 14, respectivamente. 
 
Hairton mexeu na equipe. A levantadora Mari Barreto entrou no lugar da Diana. O jogo voltou a ficar equilibrado, com as equipes se revezando no placar até as donas da casa abrirem 15 x 11. Caso o time candango forçasse o tie-break, garantiria um ponto diante de um dos favoritos ao título da temporada 2018/2019. O time mineiro correu atrás do prejuízo, empatando a partida em 17 x 17. O Placar voltou a ficar igual nos 20 e 23 pontos. O Minas, porém, teve mais experiência para terminar com o jogo em 25 x 23. 
 
Natália foi eleita melhor da partida, mas foi Renatinha quem teve o nome ovacionado ao fim do duelo. “Fico muito feliz e é o mínimo que posso fazer”, disse a oposto sobre o carinho recebido. “Nosso time teve altos e baixos, não conseguimos ter a mesma regularidade do primeiro e do quarto sets. Mas, apesar da derrota, nós lutamos do início ao fim e é isso que gostaríamos de mostrar para a torcida”, completou. O Brasília volta às quadras contra o Rio de Janeiro, fora de casa, na próxima terça-feira (20/11). No mesmo dia, o Minas recebe o São Caetano.