Vôlei

SUPERLIGA B MASCULINA

Upis abre quartas de final da Superliga B, em casa, contra Blumenau

O representante do DF na categoria de acesso à elite do vôlei masculino conta com o apoio da torcida no jogo decisivo

postado em 16/03/2019 13:44 / atualizado em 16/03/2019 13:56

<i>(Foto:  Ed Alves/CB/D.A Press)</i>
A fase decisiva para os times que estão de olho em ter um espaço na elite do vôlei nacional masculino começa neste sábado (16/3). Representante do DF, a Upis terá um desafio e tanto pelas quartas de final. Enfrenta a Apan Blumenau, time de Santa Catarina, às 17h, no ginásio da AABB, localizado no Setor de CLubes Sul. Para começar com o pé direito a série disputada em melhor de três jogos, a equipe da capital federal conta com o apoio da torcida — e, por isso, colocou os ingressos a preços promocionais por R$ 5.

O apelo à torcida é reflexo de um ano mais complicado para a Upis do que as temporadas anteriores em que disputou a Superliga B masculina. A diminuição de recursos financeiros inviabilizou a contratação de atletas de fora da cidade, pelos gastos principalmente com estadia. O jeito dado pelo técnico Flávio Thiessen, de 55 anos, foi trazer dois reforços que tinham familiares em Brasília e puderam contar com a hospedagem deles durante a temporada. 

O levantador Pedro William, 21 anos, foi um deles. Nascido em Brasília, o jogador saiu da cidade com 3 anos para crescer em Corinho, interior de Minas Gerais. No fim de 2018, ele já estava na cola do treinador da equipe de Brasília para ganhar uma oportunidade no time da Upis. “Eu já tinha ouvido falar bem do Flávio e tinha enfrentado o time dele pelo Santo André, então, enviei várias mensagens”, conta. Ao saber dos planos de Flávio de formar um elenco estritamente brasiliense, Pedro pediu hospedagem para a tia que mora na capital e convenceu o treinador. 

“Jogar a Superliga B é uma oportunidade boa de ser visto por outras equipes”, justifica Pedro. Além da sensação de disputar um campeonato que, segundo ele observa, ficou mais equiparado neste ano, se comparado à edição de 2018. Do elenco da Upis que disputou a segunda divisão no ano passado, dois estão jogando a elite hoje. Lucas Borges, oposto que esteve com a Upis na segunda divisão em 2018, atualmente disputa a Superliga A pelo Maringá,Symon está no time de Juiz de Fora. O time ainda teve um jogador que foi atuar na Arábia Saudita. 

Com média de 22,17 anos, os garotos comandados por Flávio começaram a preparação para a Superliga B em dezembro com objetivo de chegar forte justamente nos playoffs. Na véspera do primeiro jogo das quartas de final, os atletas treinaram apenas no período da manhã para ter o resto do dia como recuperação. Chegou a hora de colocar todo o trabalho à prova e se recuperar na competição após uma fase classificatória extremamente complicada. Em sete jogos disputados, a Upis teve apenas uma vitória, contra Apav Vôlei, do Rio Grande do Sul. 

Em situação oposta o time de Blumenau chega embalado pelas seis vitórias contra apenas um tropeço durante toda a primeira fase da competição. A Upis se apega ao maior clichê repetido antes do começo de uma fase mata-mata, mas que não deixa de ser verdade: “tudo zera a partir de agora”. O segundo jogo das quartas entre os dois está marcado para quinta-feira (21/3), às 20h, no ginásio Galegão, na cidade catarinense.
 

Serviço

Superliga B masculina - Quartas de final (jogo 1)
Upis x  Apan Blumenau
Quando: sábado (16/3), às 17h
Onde: Ginásio da AABB (Setor de Clubes Sul)
Ingressos: R$ 5, com venda na entrada do clube AABB 
 
 

Veja todos os confrontos das quartas de final 


1ª rodada
 
16.03 (SÁBADO) – Apav Vôlei (RS) x Botafogo (RJ), às 18h, no Poliesportivo La Salle, em Canoas (RS) – Canal Vôlei Brasil 
16.03 (SÁBADO) – Upis (DF) x Apan Blumenau (SC), às 17h, no ginásio da AABB, em Brasília (DF)
16.03 (SÁBADO) -  São José Vôlei (SP) x Anápolis Vôlei (GO), às 19h, no ginásio do Sesi, em São José dos Campos (SP)
16.03 (SÁBADO) – JF Vôlei (MG) x Lavras Vôlei (MG), às 19h, na Arena Faefid, em Juíz de Fora (MG)

2ª rodada
 
21.03 (QUINTA-FEIRA) – Botafogo (RJ) x Apav Vôlei (RS), às 19h, no ginásio Oscar Zelaya, no Rio de Janeiro (RJ)
21.03 (QUINTA-FEIRA) – Apan Blumenau (SC) x Upis (DF), às 20h, no ginásio Galegão, em Blumenau (SC)
21.03 (QUINTA-FEIRA) – Anápolis Vôlei (GO) x São José Vôlei (SP), às 19h, no  ginásio Newton Faria, em Anápolis (GO)
21.03 (QUINTA-FEIRA) – Lavras Vôlei (MG) x JF Vôlei (MG), às 20h, no ginásio da UFLA, em Lavras (MG)

3ª rodada (SE NECESSÁRIO)
 
23.03 (SÁBADO)– Botafogo (RJ) x Apav Vôlei (RS), às 19h, no ginásio Oscar Zelaya, no Rio de Janeiro (RJ)
23.03 (SÁBADO) – Apan Blumenau (SC) x Upis (DF), às 20h, no ginásio Galegão, em Blumenau (SC)
23.03 (SÁBADO) – Anápolis Vôlei (GO) x São José Vôlei (SP), às 17h, no Newton Faria, em Anápolis (GO)
23.03 (SÁBADO) – Lavras Vôlei (MG) x JF Vôlei (MG), às 20h, no ginásio da UFLA, em Lavras (MG)