Vôlei

VÔLEI

Nova geração da Seleção feminina brilha na estreia da Liga das Nações

Em fase de renovação do elenco, Brasil vence com facilidade as rivais chinesas, no Ginásio Nilson Nelson. Assumindo o posto de capitã pela primeira vez, Gabi Guimarães se destaca na equipe

postado em 21/05/2019 23:14 / atualizado em 22/05/2019 00:05

<i>(Foto: Carlos Vieira/CB/D.A Press)</i>
 
Pelo segundo ano seguido, Brasília está no roteiro da Seleção Brasileira feminina de vôlei. Se, em 2018, a capital federal foi palco de uma derrota para os Estados Unidos na preparação para o Mundial; nesta temporada, as comandadas do técnico José Roberto Guimarães entraram com tudo contra a China, nesta terça-feira (21/5), no Ginásio Nilson Nelson, pelo primeiro jogo da Liga das Nações. Na estreia na competição, o Brasil, da jovem capitã Gabi Guimarães, levou a melhor sobre as rivais chinesas, também cheias de novatas, vencendo com facilidade, por 3 sets 0, com parciais de 25/15, 25/21 e 25/21.
 
Aos 25 anos, Gabizinha é uma das atletas de maior prestígio na atual Seleção Brasileira. A ponteira é a mais jovem da equipe titular, porém assumiu com maturidade pela primeira vez a braçadeira de capitã do Brasil nesta abertura da Liga das Nações. Do elenco que começou jogando, apenas ela e a líbero Leia estiveram nas Olimpíadas do Rio. A campeã olímpica Natália até marcou presença no ginásio, mas será poupada neste início de competição.
 
Diante de um calendário extenuante em 2019, as seleções poupam algumas das principais jogadoras para a fase decisiva da Liga das Nações e para as competições mais importantes – que, neste ano, são os torneios pré-olímpicos e a Copa do Mundo. Seguindo esta lógica, a oposta brasiliense Tandara, outra jogadora brasileira com um ouro olímpico no currículo, também será resguardada para mais adiante, pois se recupera de uma lesão no tornozelo esquerdo. 
 
Assim, o Brasil começou a Liga das Nações com a levantadora Macris, as centrais Mara e Bia, as ponteiras Gabi e Amanda, a oposta Paula Borgo e a líbero Leia. Apesar da renovação meio forçada, devido às nove dispensas antes do início da temporada, a equipe titular brasileira de ontem tinha em média 28,4 anos. Diante da média de 24 anos da seleção titular chinesa, o peso da experiência ficou por conta dos treinadores.
 
Na beira da quadra da Seleção Brasileira, a habitual calma do técnico tricampeão olímpico Zé Roberto foi substituída por certa inquietação. Nos acertos do time, ele vibrou, bateu palmas e incentivou as jogadoras, como um verdadeiro professor. No banco chinês, a atual campeã olímpica Lang Ping estava quieta. Sentada durante toda a partida, uma das treinadoras mais renomadas do vôlei mundial observava e anotava a desenvoltura da nova geração, que está se formando na China.
 
<i>(Foto: Carlos Vieira/CB/D.A Press)</i>
 
Em quadra, o jogo foi tranquilo para o Brasil e para os 5.982 torcedores nas arquibancadas do Nilson Nelson. Embalada, a Seleção Brasileira atropelou a jovem equipe da China no primeiro set, por 25 x 15. Deu até para Zé Roberto oferecer oportunidade para a mais nova do elenco, a ponteira Júlia Bergmann, de 18 anos – foi a estreia dela na equipe principal. “Eu entrei muito nervosa, mas minhas companheiras me ajudaram a manter a calma”, comentou a ponteira, ainda tímida e surpresa com a euforia dos torcedores ao fim do jogo. 
 
Na segunda parcial, em momento mais equilibrado da partida, o Brasil venceu por 25 x 21. No terceiro e último set, o panorama se repetiu e a equipe brasileira fechou novamente por 25 x 21. A oposta Lorenne e a levantadora Roberta também ganharam espaço em quadra. Enquanto Zé Roberto dava rodagem às jogadoras, Gabi seguiu como a principal referência do Brasil, terminando o jogo como a maior pontuadora, com 20 acertos. 
 
Mais cedo, a torcida brasileira vibrou com a vitória da República Dominicana sobre a jovem equipe da Rússia, por 3 sets a 1. Hoje, o Brasil enfrenta a República Dominicana, novamente às 20h, no Ginásio Nilson Nelson. Às 17h, Rússia e China se enfrentam. O ingresso vale para a rodada dupla. 


“A braçadeira pesou de uma forma muito positiva. Fico feliz de o Zé confiar em mim. Tenho experiência na Seleção e fico feliz de assumir essa responsabilidade e passar um pouco do que eu aprendi para as mais novas”
Gabi Guimarães, ponteira da Seleção


“A Gabi está madura, absoluta em todos os fundamentos. Muito bem no passe, na defesa e no bloqueio, que era um ponto em que ela tinha de evoluir. Ataca com velocidade, o que ajuda muito, pois nosso time não é alto. Então, temos de jogar com base na velocidade para surpreender os adversários”
José Roberto Guimarães, técnico do Brasil 
 
 

Programe-se

Liga das Nações
2ª rodada
Quarta-feira (22/5)
17h China x Rússia
20h Brasil x República Dominicana

3ª rodada
Quinta-feira (23/5)
17h China x República Dominicana
20h Brasil x Rússia
 
Local: Ginásio Nilson Nelson 
Ingressos: de R$ 30 a R$ 50 
 

Resultados 

1ª rodada
Terça-feira (21/5) 
República Dominicana 3 x 1 Rússia
(25/21, 22/25, 25/18, 28/26) 
Brasil 3 x 0 China
(25/15, 25/21 e 25/21)