Vôlei

VÔLEI

Torcida brasiliense embala vitória sobre a Rússia na Liga das Nações

Com bom público no Ginásio Nilson Nelson, Seleção Brasileira se recupera na competição e atropela as rivais por 3 sets a 0. Time nacional viaja nesta sexta-feira (24/5) rumo à Holanda para a sequencia do torneio

postado em 23/05/2019 22:59 / atualizado em 24/05/2019 20:34

<i>(Foto: Carlos Vieira/CB/D.A Press)</i>

No jogo de despedida da Liga das Nações de Brasília, a torcida compareceu em peso ao Ginásio Nilson Nelson e roubou a cena diante de um jogo tranquilo para a Seleção Brasileira. Após a derrota na noite anterior para a Republicana Dominicana, por 3 sets a 1, o Brasil ajustou saque e bloqueio contra a Rússia e se deixou embalar pela festa feita por 9.265 pessoas nas arquibancadas – os ingressos à venda esgotaram. Nesta quinta-feira (23/5), a jovem equipe russa foi atropelada por 3 sets a 0, com parciais de 25/15, 25/17 e 25/13. 

Antes mesmo de a partida começar, o hino nacional foi terminado à capela em volume de arrepiar. A camisa amarelinha adquiriu peso diferente naquele momento para muitas novatas de Seleção, especialmente tendo em vista que o treinador José Roberto Guimarães aproveita o início da Liga das Nações para dar oportunidade a muitas jogadoras. Organizado desde o começo, o Brasil entrou em quadra mais agressivo no saque, o que surtiu efeito no bloqueio. No primeiro set, as brasileiras somaram cinco pontos nesse fundamento defensivo.
 
“Todo mundo ficou arrepiado, principalmente no hino. Deu para sentir o ginásio completamente lotado. Normalmente, não é uma coisa que reparamos tanto, mas hoje não tinha como não notar a torcida nos incentivando desde o começo. Depois da derrota, todo mundo queria uma vitória e a torcida, sem dúvidas, foi a sétima jogadora dentro de quadra”
Gabi, ponteira e capitã do Brasil
O Brasil começou exatamente com as mesmas titulares dos dois primeiros jogos. A levantadora Macris, as centrais Bia e Mara, as ponteiras Gabi e Amanda, a oposta Paula Borgo e a líbero Leia. O grupo não deu a menor chance para as adversárias e rapidamente venceu o set por 25 x 15.
As visitantes voltaram melhores para a parcial seguinte, travando um duelo mais equilibrado até metade do set, quando o placar marcava 16 x 14 para as brasileiras. Novamente, o bloqueio ganhou destaque, fechando a porta para as investidas russas e ampliando a vantagem até construir outro placar elástico: 25 x 17.

Diante de um sistema defensivo eficaz, a Rússia passou a falhar muito. Ao total, deu 23 pontos de erro ao Brasil. Na melhor apresentação brasileira, justamente no dia em que contou com o ginásio mais cheio, a ponteira Gabi Guimarães não precisou ser tão acionada. A capitã brasileira foi a maior pontuadora contra China e República Dominicana, com 20 e 29 pontos, respectivamente. Diante da Rússia, a oposta Paula Borgo foi a mais produtiva, com 17 acertos, enquanto Gabi totalizou nove pontos. Resultado de uma melhor distribuição de jogo. 
 
“Contra a República Dominicana, a Gabi estava muito sobrecarregada. Eu e as meninas não estávamos derrubando bola como deveríamos, mas hoje jogamos como equipe, todo mundo fez a sua parte. Nosso time entrou mais agressivo no saque, no ataque, no bloqueio e deu tudo certo”
Paula Borgo, oposta, maior pontuadora da partida
<i>(Foto: Carlos Vieira/CB/D.A Press)</i>
 
 
Zé Roberto havia mexido pouco na equipe até o terceiro set. Fez as tradicionais inversões entre oposta e levantadora, para aumentar a altura das jogadoras na rede, e não colocou a jovem Júlia, que entrou nas duas primeiras partidas na capital federal. A equipe brasileira manteve o ritmo intenso e o jogo virou passeio. Os quase 10 mil presentes perceberam que a festa, apesar de alegre, seria rápida. Então, trataram de puxar ola, acender os celulares em uma coreografia comandada pelo locutor do ginásio e gritar para as atletas preferidas. 

As substitutas Tainara, Roberta e Natinha ganharam espaço no fim do jogo, quando o Brasil tinha vantagem ainda maior do que nas parciais anteriores. Sem dificuldade, a Seleção Brasileira se despediu de Brasília com vitória, após ganhar o último set por 25 x 13.

A Seleção Brasileira viaja nesta sexta-feira (24/5) para a Holanda para a sequência da Liga das Nações, em que enfrenta as anfitriãs, a Polônia e a Bulgária a partir de terça-feira. Milka se junta à equipe brasileira na Europa, alem da ponteira Natália, que já estava em Brasília.

Resultados 

1ª rodada
Terça-feira (21/5) 
República Dominicana 3 x 1 Rússia
(25/21, 22/25, 25/18, 28/26) 
Brasil 3 x 0 China
(25/15, 25/21 e 25/21)  
 
2ª rodada
Quarta-feira (23/5)
China 1 x 3 Rússia
(22/25, 25/16, 16/25, 23/25)
Brasil 1 x 3 República Dominicana
(22/25, 20/25, 25/22, 26/28) 

3ª rodada
Quinta-feira (23/5)
China 3 x 1 República Dominicana
(16/25, 25/23, 25/23, 25/23) 
Brasil 3 x 0 Rússia
(25/15, 25/17 e 25/13)