Botafogo

COPA DO BRASIL

Há 16 anos um grande não era eliminado na primeira fase da Copa do Brasil

Considerando os 12 clubes mais tradicionais do país, a última eliminação era a do Palmeiras, em 2002

Vítor Silva/SSPress/Botafogo
A surpreendente derrota do Botafogo para a Aparecidense-GO, que tirou o time carioca da Copa do Brasil, repetiu uma "façanha" que não ocorria há quase 16 anos. Nenhum dos 12 times mais tradicionais do país foram eliminados na primeira fase do torneio desde 2002.

A última vez que isso aconteceu foi na eliminação do Palmeiras para o Asa de Arapiraca. Na oportunidade, o time de Alagoas venceu os paulistas, em casa, por 1 x 0 e na volta, no Palestra Itália, a vitória alviverde por 2 x 1 não foi suficiente para classificar o time de Vanderlei Luxemburgo, que, naquela temporada, ainda terminou rebaixada para a Série B do Brasileirão.

À época, o regulamento da Copa do Brasil previa duelos de ida e volta em todas as fases, diferentemente do que ocorre na edição atual, que resolve as duas primeiras fases em apenas um confronto. Pior para o Botafogo, que acabou sendo derrotado por 2 x 1 em Aparecida de Goiânia e não terá a chance de reverter o quadro no Rio de Janeiro.
 
Após três empates, duas vitórias, três empates e uma derrota no comando do alvinegro, o técnico Felipe Conceição não se sente ameaçado. "Não temo pelo meu trabalho. Penso em tirar lição, que o grupo cresça e que a gente consiga reverter essa situação já sábado" disse, se referindo ao duelo contra o Flamengo, em Volta Redonda, valendo vaga na final da Taça Guanabara.
 
Nas redes sociais, vários torcedores botafoguenses usaram a hashtag "#VoltaCuca", pedindo o retorno do treinador ao time de General Severiano. No Botafogo, o técnico comandou a equipe em 138 partidas, com 70 vitórias, 38 empates e 30 derrotas. Cuca está sem clube desde que deixou o Palmeiras em outubro de 2017. 

Após deixar o Glorioso para trás, a Aparecidense, do experiente atacante Nonato, medirá forças com o Cuiabá-MT, por uma vaga na terceira fase da competição. O vencedor do duelo cruzará com Fluminense de Feira de Sanata-BA ou Náutico-PE.