Flamengo

LIBERTADORES

Fla não termina na liderança da fase de grupos da Libertadores há 10 anos

O clube carioca teve a chance de repetir o feito após 10 anos, mas ficou só no empate com o River Plate

postado em 24/05/2018 14:21 / atualizado em 24/05/2018 15:14

Staff Images/Flamengo
No jogo desta quarta-feira (23/5), válido pela última rodada da Taça Libertadores, o Flamengo enfrentou o River Plate, na Argentina, em busca dos três pontos que o faria ser líder do grupo, mas a partida terminou sem gols. O clube, que já estava classificado e permanece na vice-liderança, não termina fase de grupos da competição na liderança há 10 anos.
  
A notícia, no entanto, não é tão ruim, já que nas últimas vezes que o time passou para a fase mata-mata líder do grupo, ele foi campeão apenas uma vez. Em 1981, o time estava no grupo três ao lado de Atlético-MG, Cerro Porteño e Olimpia, ambos do Paraguai, e passou para as oitavas na liderança do grupo empatado com o Galo em pontos (oito).

O elenco, que tinha Nunes, Zico, Tita, Júnior, Carpegiani e outros, foi campeão da competição naquele mesmo ano. A final, contra o Cobreloa, do Chile, teve dois gols de Zico e muitas expulsões. Foram cinco no total, sendo três deles jogadores chilenos e dois do Flamengo, Andrade e Anselmo.  
 
O rubro-negro carioca já esteve presente em 13 edições da competição, mas terminou a fase de grupos na liderança em seis ocasiões. Além de 1981, a equipe carioca liderou o grupo invicto em 84. Em seis partidas, ganhou cinco e empatou uma. Terminou com 11 pontos, logo atrás estava o América de Cali com sete, Junior Barranquilla com quatro e o Santos com dois. A equipe carioca conseguiu chegar até a semifinal, mas perdeu para o Grêmio, que disputou a final com o Independiente.

Sete anos depois, em 1991, ocupou o primeiro lugar no grupo que tinha o Nacional, do Uruguai, o Corinthians e o Bella Vista, também do Uruguai. Nas oitavas, passou pelo Deportivo Táchira, da Venezuela, fazendo o placar agregado de 8 x 2, mas caiu na fase seguinte ao encontrar o Boca Juniors.

No ano de 1993 estava no mesmo grupo que o Atlético Nacional e o América de Cali, da Colômbia, e o Internacional. Nesta edição, a fase de grupos foi bem disputada. O Flamengo e as duas equipes colombianas terminaram com a mesma quantidade de pontos: sete. E exatamente o mesmo aproveitamento: 55,5%. A diferença estava no saldo de gol, gols pró e gols contra. Veja a tabela abaixo:


Depois disso, o Flamengo esteve na liderança de novo em 2007, novamente invicto com cinco vitórias e um empate, mas caiu nas oitavas, contra o Defensor Sporting. E a última vez que conseguiu passar para a fase mata-mata liderando o grupo, foi há dez anos. 

Em 2008, foi a última vez que o clube passou da fase de grupo na primeira colocação. Com Obina, Souza, Diego Tardelli, Maxi Biancucchi (primo de Lionel Messi) e Renato Augusto, a equipe foi bem na fase de grupos, mas não conseguiu passar das oitavas de final. Ao medir forças com o América, do México, acabou sendo eliminado da competição.

Oitavas de final  

Apesar de não ter conseguido a classificação em primeiro do grupo, o Flamengo já estava com a vaga nas oitavas garantida e, agora, resta esperar o sorteio dos confrontos da próxima fase para saber quem será o adversário, que será no próximo dia quatro (04/6). Devido a paralisação para a Copa do Mundo, a competição deve voltar apenas em agosto — a primeira partida está prevista para o dia oito —.

Os outros times já classificados para a fase mata-mata são: Grêmio, Cerro Porteño, Libertad, Atlético Tucumán, River Plate, Cruzeiro, Racing, Palmeiras (líder geral da competição, com 16 pontos) e o Boca Juniors.
 
*Estagiária sob a supervisão de Maria Eduarda Cardim (Especial para o Correio)