Flamengo

LIBERTADORES

Zica? Veja 9 problemas que atingiram o Flamengo antes do jogo no Equador

Rubro-negro enfrenta o Barcelona de Guyaquil nesta terça-feira (22/9), mas já precisou lidar com surto de covid-19, lesões e interdição no estádio

postado em 22/09/2020 18:16 / atualizado em 22/09/2020 18:52

(Foto: Jose Jacome/AFP)
O Flamengo pode entrar em campo nesta terça-feira (22/9), às 19h15, para enfrentar o Barcelona de Guyaquil, no Equador, pela quarta rodada da fase de grupos da Libertadores da América. Pode, porque a partida ainda não está garantida. Até a mais recente atualização desta reportagem, a Conmebol bancava o duelo. Mas a interdição do estádio por autoridades de saúdeequatorianas, em razão dos casos de covid-19 na delegação rubro-negra, coloca a realização do jogo em xeque.

O vaivém tem sido mais um problema para o clube da Gávea nos últimos dias. Desde a derrota para Independiente Del Valle, na quinta-feira (17/9), o Flamengo tem vivido uma verdadeira odisseia no Equador. Confira abaixo os sete "adversários" que o rubro-negro já teve que enfrentar antes de encarar o Barcelona de Guyaquil.

A maior derrota da história

goleada diante do Independiente Del Valle começou jogando um caminhão de pressão em uma partida que tinha tudo para ser fácil — o Barcelona não fez nenhum ponto nos três jogos da atual edição da Libertadores e foi presa fácil para o Flamengo de Jorge Jesus no Maracanã. Os 5 a 0 em Quito se tornaram a maior derrota da história do rubro-negro na competição e o pior resultado de uma equipe que defendia o título do torneio continental.

Pressão contra Domenèc

Boa parte da pressão pela goleada em Quito recaiu sobre o técnico Domènec Torrent. No dia seguinte à derrota, o grupo político FlaFut divulgou uma carta exigindo a demissão imediata do catalão. Em entrevista coletiva no sábado (19/9), porém, o vice-presidente de Futebol, Marcos Braz, disse que a saída do treinador sequer foi cogitada. Até ali, pelo menos.

As cinzas do vulcão

No domingo (20/9), segundo informações do portal GE, um vulcão localizado na cidade de Morona Sangay entrou em atividade, e as cinzas que cobriram Guyaquil obrigaram o rubro-negro a cancelar o treino que estava marcado. Os jogadores fizeram apenas atividades físicas no hotel.


Gustavo Henrique supenso

Como se não bastasse o chocolate que o atual campeão da Libertadores tomou diante do Independiente Del Valle, o zagueiro Gustavo Henrique foi expulso — mesmo no banco — e não joga a partida contra o Barcelona de Gayaquil por ter de cumprir suspensão.

Departamento médico cheio


O goleiro Diego Alves está recuperado da covid-19, mas segue em tratamento do ombro e sequer viajou. Outro a figurar no departamento médico do clube é o atacante Gabigol, diagnosticado com uma lesão na coxa direita. A presença do artilheiro é incerta, mas não foi descartada após a confirmação de tantos desfalques por causa da pandemia. Pedro Rocha fecha a lista, com lesão na parte posterior da coxa esquerda sofrida no jogo contra o Fortaleza, em 5 de setembro. 
 

Os diagnósticos de covid-19

Talvez o principal desafio para o Flamengo nesta odisseia tenha sido o surto de covid-19. Inicialmente, o clube confirmou o diagnóstico de seis atletas: Diego, Bruno Henrique, Filipe Luís, Michael, Maurício Isla e Matheuzinho. Depois, Vitinho — que não enfrentou o Del Valle por sintomas de infecção viral — também testou positivo. Nesta terça-feira (22/9), dois integrantes do departamento de futebol — o ex-zagueiro Juan e o médico Márcio Tannure — engrossaram a lista que, agora, tem nove nomes.

Parada inesperada em Manaus

Diante das baixas no elenco, o clube da Gávea fretou um avião para enviar quatro reforços ao Equador: o lateral-direito João Lucas, o zagueiro Natan e os atacantes Guilherme Bala e Rodrigo Muniz — estes três atletas da base. No entanto, de acordo com o jornal Extra, o voo não tinha autorização para entrar no espaço aéreo do Peru e precisou voltar ao Brasil, fazendo uma escala imprevista em Manaus (AM). Ainda conforme o Extra, a aeronave recebeu a autorização e decolou em direção ao Equador no começo da tarde desta terça. A viagem do Rio de Janeiro até Guayaquil  durou 24h, mais tempo de deslocamento do que os atletas vão passar em Guayaquil.

Resgate de infectados


A mesma tripulação que levou os jogadores substitutos para o Equador será a que retornará com os profissionais do Flamengo infectados pela covid-19 para o Brasil. A viagem é realizada em um jato aeromédico com capacidade para oito pessoas e equipamentos para atender casos de emergências de saúde.
 

Interdição do estádio

Autoridades sanitárias decidiram interditar o Estádio Monumental, onde a partida contra o Barcelona seria disputada, em razão dos casos de covid-19 no rubro-negro. O diretor de Saúde de Guyaquil, Carlos Luis Salvador, disse ter informado a decisão à Conmebol e recomendou que o Flamengo voltasse ao Brasil. O duelo chegou a ser suspenso. Contudo, horas depois, a Prefeitura de Guyaquil esclareceu que a arena não está impedida de receber o jogo e a tendência é que a entidade que representa o futebol sul-americano confirme a partida para as 19h15 (horário de Brasília) desta terça.