Futebol Internacional

LIGA DOS CAMPEÕES

Roma vira para cima do Barça e está nas semis; Liverpool elimina City

Na Itália, autores de gols contra no Camp Nou se redimem e dão vaga à Roma; Time vermelho elimina time de Guardiola

postado em 10/04/2018 17:30 / atualizado em 10/04/2018 18:15

AFP / LLUIS GENE
Na véspera do jogo diante do Barcelona, o técnico Eusébio Di Francesco disse que o time teria de "fazer o impossível" para despachar os catalães, após derrota por 4 x 1 no duelo de ida. E foi exatamente isso que a equipe fez. Os italianos venceram os espanhóis por 3 x 0 e garantiram vaga na semifinal da Liga dos Campeões da Europa.

No primeiro tempo, a Roma dominou o Barcelona e, logo aos seis minutos, deu esperança para a torcida italiana com o gol de Dzeko. Apesar de criar mais chances e jogar mais que os catalães, a equipe não ampliou o marcador e foi para o vestiário com a vantagem mínima.

No segundo tempo, o time de Eusebio Di Francesco fez o "impossível". Com um futebol muito superior ao rival, a Roma chegou ao segundo gol após pênalti infantil de Piqué em Dzeko. Na cobrança, De Rossi bateu bem para dar esperança ao time da capital italiana. O volante marcou contra no jogo de ida e se redimiu no estádio Olímpico.

Aos 37, após pressão da Roma, o grego Manolas aproveitou escanteio cobrado por Under e fez o gol que garantiu a classiciação romanista à semifinal da Liga dos Campeões da Europa, lugar que não chegava desde a temporada 1983/84, quando foi vice-campeã em uma decisão diante do Liverpool, outro semifinalista. Curiosamente, o zagueiro também marcou um gol para o Barça no confronto de ida. 

Liverpool também passa

Em um confronto movimentado e disputado, o Liverpool confirmou o favoritismo após a goleada no duelo de ida e venceu novamente o City, por 2 x 1, e se garantiu nas semifinais da Liga dos Campeões.

Precisando tirar a vantagem de 3 x 0 conquistada pelo Liverpool no primeiro jogo, o City apostou em uma formação sem lateral-esquerdo e com seis atletas de características extremamente ofensivas: De Bruyne, Silva, Bernardo, Sané, Sterling e Jesus começaram o jogo entre os titulares.

Antes dos dois minutos, a pressão azul deu resultado: após saída errada de Van Dijk, em que o Liverpool reclamou de falta de Sterling no holandês, Gabriel Jesus recebeu na cara do gol para abrir o placar para o time de Manchester.

AFP / Anthony Devlin
Ainda em prejuízo, o City continuou em cima do Liverpool, obrigando o goleiro Karius a participar várias vezes da partida. Já perto do fim da etapa inicial, Sané chegou a balançar a rede, mas o árbitro anulou, alegando que o arqueiro do time visitante sofreu falta antes da bola entrar, para protesto do time de Guardiola, que reclamou muito após o apito final e acabou expulso.

No segundo tempo, o panorama foi diferente. Logo aos 10, Salah aproveitou bola deixada por Ederson e tocou para o fundo das redes, para praticamente acabar com as chances do City. Como se não bastasse, aos 32, o brasileiro Roberto Firmino roubou a bola de Otamendi e deu números finais ao duelo. 
 
Na quarta-feira (11/4), também às 15h45, o Real, após ter vencido a Juventus por 3 x 0 no jogo de ida, recebe a Velha Senhora no Santiago Bernabéu. Na outra partida, o Sevilla visita o Bayern, em Munique, após ter sido derrotado por 2 x 1 na Espanha.