Futebol Internacional

LIGA DOS CAMPEÕES

Veja onde e por que assistir à primeira rodada da Liga dos Campeões

Liverpool x PSG e Real Madrid x Roma são uns dos duelos do início da competição

postado em 18/09/2018 12:00 / atualizado em 18/09/2018 14:50

Paul Ellis/AFP, AFP/FRANCK FIFE, AFP/GABRIEL BOUYS e AFP/FILIPPO MONTEFORTE
Será dada a largada da Liga dos Campeões 2018. Nesta terça e quarta-feira (18/9 e 19/9), serão disputados os jogos da primeira rodada da competição europeia e motivo é o que não falta para acompanhar este campeonato do início ao fim. São oito grupos, 32 equipes e os melhores jogadores do mundo se enfrentando. Os primeiros jogos já vão ter gosto de decisão para alguns times. 

O pontapé será dado nesta terça-feira, às 13h55, com o duelo entre Inter de Milão x Tottenham, pelo grupo B. O 15º colocado da Série A italiana enfrenta o 6º da Premier League e conseguir uma vitória nessa partida pode ser muito importante para o clube que almeja a classificação para a fase mata-mata. No mesmo grupo está o Barcelona e o PSV da Holanda, que se encontram no mesmo dia e horário.

Mais tarde, às 16h, as partidas serão entre Monaco x Atlético de Madrid e Liverpool x PSG. No duelo entre franceses e espanhóis, a equipe de Falcao García ocupa a 15ª na tabela do campeonato francês, enquanto a do campeão mundial Griezmann está em 8º na La Liga. Pode-se dizer que quem sair vitorioso desse jogo estará com um pé na classificação, pois é o melhor duelo do grupo A. O outro, no mesmo dia e horário, será entre Club Brugge, da Bélgica, e Borussia Dortmund, da Alemanha.

Salah x Neymar

O encontro entre Salah e Neymar já mostra que esse jogo do grupo C é um dos melhores, se não for o melhor da rodada. Não há dúvidas de que os clubes desses dois craques são os favoritos do grupo que tem Estrela Vermelha, da Sérvia, e Napoli, da Itália, jogando no mesmo dia e horário que Liverpool x PSG. O confronto coloca os craques brasileiros Neymar, Dani Alves, Marquinhos e Thiago Silva de um lado; e Alisson, Fabinho e Firmino do outro. Além disso, ambos os times estão no topo das tabelas de seus respectivos campeonatos nacionais — os Reds estão na vice-liderança, empatados com o líder, Chelsea, em pontos (15); e o Paris lidera o francês, com cinco pontos na frente do segundo colocado, o Olympique.

Na quarta-feira (19/09) os grandes jogos serão na mesma hora, às 16h. Pelo grupo G, Real Madrid x Roma medirão forças para ver qual será o favorito à classificação do grupo, que tem Viktoria Plzen (República Tcheca) x CSKA (Rússia) no outro jogo. O Real, atual campeão, viu Cristiano Ronaldo, o principal jogador da equipe, ser contratado pela Juventus, mas continua na busca pela hegemonia. Já a Roma espera superar a campanha da edição passada, quando a equipe eliminou o Barcelona nas quartas de final, mas não passou pelo Liverpool na semifinal.

No grupo H está a Juventus, que enfrenta o Valencia; além do Manchester United, que joga contra o Young Boys. O mais interessante no duelo entre italianos e espanhóis será ver Cristiano Ronaldo estreando na competição em um time diferente após nove anos de atuação no Real Madrid.

CR7 e Buffon com camisas diferentes

A Juventus conseguiu tirar Cristiano Ronaldo do Real Madrid depois de nove anos que o português passou defendendo a camisa madrilenha. No total, foram quatro canecos da Liga dos Campeões e 106 gols, que somados aos 15 que marcou quando esteve no Manchester United, tornam o português artilheiro da competição, com 121 gols, 21 na frente de Messi, vice-artilheiro. 

O atual melhor jogador do mundo e indicado a premiação da FIFA novamente na última temporada tem quatro jogos com a camisa da Juve e marcou os dois primeiros gols na última partida, contra o Sassuolo, crucial para a vitória da Velha Senhora.

Dias antes de Cristiano chegar ao novo clube, uma lenda saiu da equipe italiana. Buffon defendeu o gol da Juventus por 17 anos, conquistou 19 títulos, mas nenhum pela Liga dos Campeões, assim como o novo time do goleiro. O Paris Saint-Germain, durante os 48 anos de história, não levou para casa nenhum troféu da competição continental. Um desafio na carreira do experiente goleiro campeão do mundo em 2006 com a seleção italiana.

Jóias brasileiras debutam

GABRIEL BOUYS/AFP e Arquivo Pessoal
Torcedores de Flamengo e Grêmio poderão matar a saudade de ver Vinicius Júnior, 18 anos, e Arthur, 22 anos, jogando. O meia da base do Grêmio tem mais chances de entrar em campo do que o Garoto do Ninho. Vinicius, que compõe o elenco do Castilla (time B do Real Madrid), ainda não estreou pelo time profissional, mas a atuação nos treinos e nos jogos do Castilla — três gols em três jogos — chamou atenção do treinador da equipe principal, Julen Lopetegui, que o incluiu na lista dos inscritos na Liga dos Campeões.

Já Arthur esteve em campo com a equipe do Barcelona em três ocasiões (80 minutos no total). O jovem meia foi titular em um, conquistou três pontos em todos eles e tem a chance de estrear na Liga dos Campeões. Recentemente, seu companheiro e ídolo do time, Lionel Messi, o elogiou em entrevista a uma rádio espanhola: "Ele me surpreendeu. Não o conhecia muito, sinceramente. E, com suas devidas proporções, é verdade que tem o estilo de jogo muito parecido com o de Xavi, de querer jogar com a bola e saber que ele não vai perdê-la. É muito confiável".

Lei do ex

Na partida entre Monaco x Atlético de Madrid, o colombiano Falcao García do Monaco irá reencontrar seu antigo clube. O jogador atuou na equipe espanhola por duas temporadas, nas quais esteve em campo em 91 jogos e marcou 70 gols — nesta edições, o Atlético de Madrid foi o segundo clube que ele mais anotou gols, atrás do Porto, onde fez 72. Pelo Monaco, Falcao atuou em 105 partidas e marcou 69 gols.

Do outro lado, Lemar, que acabou de trocar o Monaco pelo Atlético, encara o clube que defendeu por três temporadas. Nelas, jogou 127 partidas e fez 22 gols. Outro jogador que pode protagonizar a lei do ex é Renato Sanches, do Bayern de Munique. Ele enfrenta o Benfica, clube que o revelou, em 2014. O meia esteve em campo 35 vezes e foi às redes em duas ocasiões.

Jason Denayer, zagueiro belga do Lyon, terá o reencontro com o Manchester City, time em que jogou nas categorias de base e que o revelou em 2014, mas que nunca teve a oportunidade de vestir a camisa no profissional. Pertenceu ao clube durante cinco anos, mas, por empréstimo, passou pelo Celtic da Escócia, Galatasaray da Turquia e Sunderland da Inglaterra nesse intervalo. O Lyon o comprou na última janela de transferência por 6,50 milhões de euros.

Que time é esse?

O Hoffenheim, clube alemão de 119 anos, disputa pela primeira vez uma Liga dos Campeões. A conquista da classificação histórica veio pela campanha feita pelo clube no campeonato nacional. Comandado por Julian Nagelsmann, de 31 anos, o Hoffenheim garantiu a terceira colocação da tabela, com 58 pontos, 12 pontos na frente do quarto colocado, o Hertha Berlim. 

Outros times que o fã do esporte não está acostumado a ver na Liga são o Viktoria Plzen da República Tcheca, de 107 anos, que participa da competição pela terceira vez na história — esteve em 2011/2012 e 2013/2014 —; o Estrela Vermelha da Sérvia, que volta ao campeonato após 27 anos, sendo esta a 18ª participação; e o Young Boys da Suíça que, 32 anos depois, volta a figurar entre as 32 equipes que disputam a Liga dos Campeões na 6ª vez que disputa a liga.

Veja os jogos e onde assistir:

Terça-feira - 18/09

Barcelona x PSV, 13h55 - Facebook do Esporte Interativo

Inter de Milão x Tottenham, 13h55 - TNT (canais 151 e 651 HD na NET) e Facebook do Esporte Interativo

Monaco x Atlético de Madrid, 16h - Facebook do Esporte Interativo

Club Brugge x Borussia Dortmund, 16h - Esporte Interativo Plus (576 e 577 na NET)

Estrela Vermelha x Napoli, 16h - Esporte Interativo Plus (576 e 577 na NET)

Liverpool x Paris Saint Germain, 16h - TNT (canais 151 e 651 HD na NET)

Schalke 04 x Porto, 16h - Space (canais 154 e 654 HD na NET)

Galatasaray x Lokomotiv Moscou, 16h - Esporte Interativo Plus (576 e 577 na NET)

Quarta-feira - 19/09

Shakhtar Donetsk x Hoffenheim, 13h55 - TNT (canais 151 e 651 HD na NET)

Ajax x AEK Atenas, 13h55 - Space (canais 154 e 654 HD na NET)

Valencia x Juventus, 16h - TNT (canais 151 e 651 HD na NET)

Viktoria Plzen x CSKA, 16h - Esporte Interativo Plus (576 e 577 na NET)

Real Madrid x Roma, 16h - Facebook do Esporte Interativo

Manchester City x Lyon, 16h - Space (canais 154 e 654 HD na NET) e Facebook do Esporte Interativo

Benfica x Bayern de Munique, 16h - Facebook do Esporte Interativo

*Estagiária sob supervisão de Maíra Nunes