Futebol Nacional

RACISMO

Grupo de torcedores gremistas reforçam preconceito em redes sociais

As publicações criticam o posicionamento da mídia em repreender a atidude racista contra o goleiro Aranha, na Arena Grêmio

postado em 29/08/2014 21:07 / atualizado em 29/08/2014 21:25

Redação /Correio Braziliense

Reprodução/Facebook

Uma página do Facebook de torcedores do Grêmio chamada "Zuando os Macacos" publicou, nesta sexta-feira (29/8), mensagens contra a atitude da imprensa de repudiar os atos racistas de parte da torcida ao goleiro santista Aranha, em Grêmio x Santos, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, nesta quarta-feira (27/8).

Em uma das publicações, a imprensa e algumas celebridades, como Luciano Hulk, são apontadas como "aproveitadores" do caso para se divulgarem. A postagem diz que o racismo não vai acabar enquanto houver cotas e que "até o fim de semana tudo será esquecido".

Outra publicação na página sobre o episódio critica a possível punição do Grêmio e denigre a torcida do Corinthians. O texto diz que 90% dos corintianos são marginais e 10% estão presos e, por isso, eles não podem falar sobre o Grêmio. No fim da postagem, a torcida é chamada de lixo.

A página conta com 47 mil curtidas e tem várias publicações preconceituosas contra torcidas de diversos times. A foto do perfil é de uma criança chorando com a camisa do Internacional e na foto de capa é composta por miniaturas de torcedores do time sem as calças.