SÉRIE D

STJD julgará briga de torcedores na estreia do Gama contra o Botafogo-SP

Torcida anfitriã partiu para cima de integrantes de organizada do Brasiliense

postado em 21/07/2015 15:25 / atualizado em 21/07/2015 15:30

Redação /Correio Braziliense

Carlos Moura/CB/D.A Press

A pauta desta quarta-feira (22/7) do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) prevê o julgamento do processo 68/2015. Nele, estão Gama e Botafogo-SP. A Terceira Comissão Disciplinar deliberará sobre a confusão envolvendo torcedores dos dois clubes e do Brasiliense, no último dia 12, quando o alviverde e o paulista se enfrentaram no Mané Garrincha, na abertura da Série D do Campeonato Brasileiro. A sessão começa às 15h, e o processo é o sétimo da fila.

Os clubes foram enquadrados no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Assim, Gama e Botafogo-SP, segundo o tribunal, "deixaram de tomar providência capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de desporto." De acordo com o CBJD, a pena para a infração prevê multa de R$ 100 a R$ 100 mil. Os times também podem perder de um a 10 mandos de campo.

O STJD se baseou na súmula do árbitro Mayron dos Reis Novais. No documento, o maranhense considerou a conduta do público “ruim”. Mayron também relatou que “o jogo foi paralisado aos 34 minutos do primeiro tempo em dois minutos devido a uma confusão entre torcedores da equipe mandante contra torcedores uniformizados do Brasiliense, que vieram torcer para a equipe visitante."

Durante o duelo, torcedores do Gama foram até o espaço destinado aos visitantes, onde integrantes de uma organizada do Brasiliense estavam infiltrados entre torcedores do Botafogo-SP. A polícia demorou a intervir, por isso a partida foi interrompida. Ninguém foi preso.