Velocidade

Brasileiros prometem sucesso em diversas categorias do automobilismo mundial

Não haverá representantes do país na Fórmula 1, mas pilotos do Brasil seguem sendo destaques em outros campeonatos pelo planeta

postado em 12/02/2018 08:00 / atualizado em 11/02/2018 21:23

Em 2018, o Brasil testemunhará a primeira temporada sem um representante nacional na Fórmula 1 desde 1969. Nos últimos 49 anos, o país teve ao menos um representante no circuito e oito títulos conquistados. Atualmente, o torcedor brasileiro está órfão de um representante naquele campeonato considerado a elite, mas pode torcer por pilotos do país em outras categorias do automobilismo.

AJ Foyt Racing/Divulgação
Na verdade, a força verde-amarela vem brilhando nas principais categorias internacionais, inclusive com conquistas de títulos recentemente. Na Fórmula E, por exemplo, Lucas Di Grassi foi campeão da última temporada (2016/2017). A competição de carros de monopostos movidos exclusivamente a energia elétrica é organizada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e existe desde 2014. Duas das três temporadas da modalidade foram vencidas por brasileiros.

Nelsinho Piquet foi o primeiro campeão da categoria, ainda em 2014. Este ano, o representante da Jaguar é o brasileiro mais próximo do pódio, já que, após quatro corridas, é o quinto colocado na tabela. Lucas, no entanto, ocupa o 20º posto e se vê distante da briga, após abandonar as últimas duas corridas. O brasileiro é piloto da Audi.

Facebook/Reprodução
Outra competição bastante conhecida por brasileiros é a Fórmula Indy. Entre as categorias analisadas pelo Correio é a que mais tem pilotos brasileiros na disputa. Tony Kanaan, Matheus Leist, Helio Castroneves e Pietro Fittipaldi competirão na temporada de 2018, que tem início em março. A idade e a experiência dos pilotos são variadas. Tony, 43 anos, e Helio, 42, por exemplo, são veteranos. Enquanto isso, os jovens Mateus, 19, e Pietro, 21, fazem a estreia este ano.
 
Matheus será o piloto mais jovem do grid. Ao lado do compatriota brasileiro Tony Kanaan, ele representará a equipe A.J. Foyt. “Ter Tony como meu companheiro de time é incrível, porque ele é meu ídolo desde que eu sou criança. Nós somos de gerações diferentes, mas eu mal posso esperar para estar com ele na pista e aprender o máximo possível”, declarou o gaúcho Matheus, campeão da Fórmula 3 Inglesa em 2016.
 
Pietro está empolgado para repetir o sucesso da família Fittipaldi na Indy — principalmente quando o assunto é as 500 Milhas de Indianápolis. Mas deixa claro qual o objetivo maior. “Não escondo de ninguém que meu outro grande objetivo é chegar na F-1 e, com certeza, esta temporada na Indy será um passo muito importante em meu desenvolvimento”, afirmou à Agência Estado.

Fila para a F1

O brasileiro que mais se aproxima da principal categoria do automobilismo é Sérgio Sette Câmara Filho. O mineiro de 19 anos estreou na Fórmula 2 —  principal categoria de acesso à Fórmula 1 — na temporada passada, pela equipe MP Motorsport. Em 2018, ele defende uma nova escuderia e correrá a temporada pela Carlin, tradicional equipe inglesa.

No ano passado, Sérgio — filho do presidente do Atlético-MG — fez a estreia com desempenho mediano: ficou na 12ª colocação, entre 29 competidores. O piloto subiu ao pódio duas vezes no ano. Foi campeão da segunda corrida da 8ª etapa, na Bélgica, e ficou em segundo lugar na segunda corrida da etapa seguinte, na Itália.