Basquete

LIGA OURO

Brasília tem 3 times pré-inscritos na Liga Ouro, mas participação é incerta

Times da capital precisam apresentar garantias financeiras até 8 de dezembro. Dissidentes do UniCeub/BRB têm a situação mais favorável

postado em 22/11/2017 15:11 / atualizado em 22/11/2017 16:15

Luis Nova/Esp. CB/D.A Press
Três projetos de Brasília tiveram a pré-inscrição aprovada para a Liga Ouro, a segunda divisão do basquete nacional. O torneio começará em fevereiro de 2018 e dará ao menos uma vaga para o Novo Basquete Brasil (NBB) da temporada seguinte. A capital não tem representantes na elite desde julho, com o encerramento do projeto do UniCeub/BRB.

Esse registro preliminar, porém, não é suficiente para que os times disputem a competição. E, a bem da verdade, é praticamente impossível que a capital consiga emplacar três franquias — é necessário apresentar garantias financeiras de ao menos R$ 500 mil até 8 de dezembro, e o mercado brasiliense dificilmente conseguiria absorver tanto investimento. A lista definitiva de participantes será divulgada em 14 de dezembro.

Os pré-inscritos são: o Brasília Basquete, tocado por José Carlos Vidal, que não conseguiu garantias financeiras para o NBB e teve de se conformar em tentar uma vaga na Liga Ouro; o Basquete DF, com dissidentes do time tradicional da capital; e o Cerrado Basquete, atual campeão candango.

A pré-inscrição, na prática, não significa muita coisa. Na última edição, por exemplo, a Liga Ouro contou com apenas cinco times. Em 2016, foram quatro. Para a temporada 2018, são 14 times interessados na competição, mas a expectativa é de que de oito a 10 consigam as garantias financeiras para a disputa.

Quantos times?

O Correio apurou que, neste momento, o projeto da capital mais próximo de conseguir as garantias financeiras é o do Basquete DF, que tem acerto verbal com dois patrocinadores e já encaminhou a contratação de jogadores com larga experiência no NBB e de integrantes da comissão técnica.

Outro time que tenta conseguir apoio financeiro neste fim de ano é o Brasília Basquete, que aposta na tradição para conseguir convencer o mercado. "Penso que o nosso instituto tem pessoas que já mostram resultados expressivos, e isso é fundamental", avalia José Carlos Vidal. 

Dimitri Rodrigues, do Cerrado Basquete, atual campeão do Basquete Brasília (Braba), se diz "muito otimista" com a inclusão do time na Liga Ouro, apesar de ainda não ter conseguido o suporte financeiro. "Hoje, temos uma grande vantagem. Estamos com os maiores talentos de Brasília no Cerrado. As outras equipes terão de contratar todos os atletas de fora", aponta. Ele afirma que o projeto seguirá de pé mesmo se o time não conseguir disputar a Liga Ouro, com categorias de base, time feminino e projeto social.

Além do trio de Brasília, os outros pré-inscritos são: ABA/Anápolis-GO, Apab/Blumenau-SC, Brusque-SC, Corinthians-SP, Curitiba-PR, Pé Vermelho/Londrina-PR, Macaé-RJ, Osasco-SP, Rio Claro-SP, São José-SP e Unifacisa/Campina Grande-PB.

*Estagiário sob a supervisão de Braitner Moreira