Basquete

Brasília Búfalos vence Londrina na primeira partida das quartas de final da Liga Ouro

Time candango começou mal, mas conseguiu se superar e bateu os paranaenses por 73 x 72. Próximo jogo, no sábado (26), será no sul

postado em 22/05/2018 22:52 / atualizado em 22/05/2018 23:07

Ed Alves/CB/D.A Press
O Brasília Búfalos saiu na frente nas quartas de final da Liga Ouro, segunda divisão do basquete brasileiro. Com um público abaixo do esperado, os candangos bateram o Londrina-PR por 73 x 72, em um jogo emocionante até o último segundo, e estão a uma vitória fora de casa para seguirem vivos na briga por uma vaga na elite nacional na próxima temporada. Nas arquibancadas, além da bicampeã olímpica de vôlei Sheilla Castro, apenas 226 pessoas compareceram ao ginásio da Asceb.

O primeiro quarto começou com o Brasília Búfalos encontrando muitas dificuldades na defesa. Nos três primeiros ataques do Londrina, nove pontos. A resposta veio com Daniel Alemão, que, longe do garrafão, colocou o time candango no jogo. Ao fim dos primeiros 10 minutos, os visitantes saíram em vantagem de quatro pontos: 19 x 15. 

O equilíbrio foi a tônica do duelo no segundo quarto. Os norte-americanos Wes Russell e Louis Munks passaram a aparecer mais na partida e o Búfalos entrou de vez na partida. Restando apenas 36 segundos para o fim do primeiro tempo, Luiz Edwards roubou a bola no meio da quadra e enterrou com violência. Os times foram para o vestiário com o placar em 36 x 33 para os londrinenses. Bullard, Lucas e Ricardo, da equipe paranaense, e Luiz Edwards, com sete pontos, foram os cestinhas da primeira metade do confronto.
 

Virada do Brasília Búfalos

A reação brasiliense não voltou à quadra no período após o descanso. Com uma defesa inconsistente, o Búfalos viu o Londrina se destacar no placar e abrir 11 pontos de vantagem, para delírio de Victor Maricato, funcionário público de 29 anos e único torcedor com a camisa do Londrina no ginásio. “Quando os times da minha cidade vêm jogar aqui, eu sempre compareço. Tem que prestigiar”, disse Victor, que jogava basquete com alguns atletas londrinenses.

Mas o Búfalos guardou o melhor para o fim. No último quarto, com atuação de gala de Daniel Alemão, cestinha brasiliense do jogo com 18 pontos ao lado de Munks, a equipe de Brenno Blassioli atropelou os visitantes e virou a partida. 

Louis Munks foi o grande maestro da virada, pontuando sempre nos momentos decisivos. O placar final apontou 73 x72 para o time da capital, que precisará vencer fora para avançar às semifinais. Búfalos e Londrina voltam a se enfrentar no Moringão, no interior paranaense, no sábado (26), às 20h. Em caso de vitória candanga, a terceira e decisiva partida ainda não tem data definida, mas também será no sul do país. 

Bicampeã olímpica na arquibancada

Ed Alves/CB/D.A Press
Esposa do técnico Brenno Blassioli, a bicampeã olímpica Sheilla Castro estava na torcida do Búfalos. “É sempre difícil ficar do lado de fora, seja no vôlei ou no basquete. Mas, acho que eles evoluíram do início para cá e acredito que eles podem passar para a próxima fase”, comentou.
 
Grávida de gêmeos, a jogadora não descartou a chance de escolher atuar em Brasília, caso o marido continue na capital federal. “Claro que, com ele (Brenno) aqui, é um atrativo a mais, mas tudo depende de proposta e questões financeiras”, disse a atleta de 34 anos, que deve dar à luz em novembro.