Basquete

NBB

Universo/Caixa/Brasília pode ficar sem casa em dezembro

Terreno do clube da Asceb será leiloado pela Eletronorte; em quadra, time sofre a sétima derrota em oito jogos no NBB

postado em 21/11/2018 16:26 / atualizado em 22/11/2018 13:31

Ed Alves/CB/D.A Press
O clube da Asceb, local utilizado pela equipe de basquete de Brasília, será encaminhada a leilão pela Eletronorte. O arremate ocorrerá no dia 12 de dezembro, com modo de disputa fechado. Com isso, a situação do Universo/Caixa/Brasília fica indefinida, já que não há plano B caso o time seja "despejada" do ginásio.

 

No dia 12 do mês que vem, os interessados devem entregar envelopes com os lances, sendo o vencedor aquele que oferecer o maior valor. Localizado na 904 sul, o terreno que abriga  o ginásio, possui 65.576 m² e pertence à Eletronorte. Em laudo de avaliação da Caixa Econômica Federal, ele está avaliado em R$ 131,2 milhões. 

 

O espaço ficou conhecido como a casa oficial do basquete brasiliense, abrigando os times da capital desde 2010. Exceção feita ao Cerrado, que recebe os rivais na Asa Sul. Tendo a Asceb como clar, Brasília conseguiu o tricampeonato do NBB. Na última temporada, a cidade ficou sem representantes na elite nacional, por não conseguir as garantias financeiras para disputar a competição. 


Nesta temporada do NBB, o Universo/Caixa/Brasília soma sete partidas, sendo cinco delas em casa. Dessas, duas foram no ginásio Nilson Nelson, que costuma ser utilizado para receber torcidas de massa, como foi o caso com Vasco e Flamengo. As outras três foram realizadas no Asceb, incluindo a única vitória candanga no torneio, diante do Botafogo. O local também serve de centro de treinamento da equipe.


Em contato com o Universo/Caixa/Brasília, a assessoria diz ter ciência do leilão, mas que o clube ainda não foi notificado. Porém, o edital do leilão é público no site da Eletronorte. Com isso, o time da capital corre o risco de ter que alterar o ginásio onde recebe os rivais do principal torneio do basquete nacional.

 

No artigo 40 do regulamento do NBB, a Liga Nacional de Basquete (LNB) deve habilitar os ginásios indicados pelos clubes antes da bola subir na temporada, após vistorias e inspeções. O documento também pede que os participantes indiquem uma praça esportiva que permita transmissão televisiva. Atualmente, em Brasília, além da Asceb, o ginásio do Sesi de Taguatinga e o Nilson Nelson recebem equipes de televisão.

 

Por fim, iniciada a competição, qualquer solicitação de troca de arena de jogo, dentro da cidade-sede da respectiva equipe, deverá aguardar a vistoria e habilitação pelo Departamento Técnico Operacional da LNB. A solicitação deve ser efetuada através de um ofício com um mínimo de 15 (quinze) dias antes da data prevista para o jogo contendo a autorização da associação, clube ou entidade que disponibilizará as suas instalações para a equipe requisitante. A praça deve ter capacidade de receber, pelo menos, mil pessoas sentadas.

 

Bola em jogo

  

Em São Paulo, o Universo/Brasília sofreu, na noite de quarta-feira (21/11), a sétima derrota em oito jogos na atual temporada do NBB. Contra o Pinheiros, a equipe brasiliense, que não contou com o ala Zach Graham, lesionado, foi batida por 79 x 61. O destaque do time visitante foi o ala Rafa Moreira, com 14 pontos. Pelos donos da casa, o ala Bennett registrou a maior pontuação, com 16 acertos. O Universo/Caixa/Brasília volta à quadra na próxima sexta-feira, novamente fora de casa, às 21h10, contra o Joinville. O time da capital do país ocupa a lanterna do torneio, na 14ª posição.

 

*Estagiária sob a supervisão de Victor Gammaro - Especial para o Correio