Basquete

NBB

Universo/Brasília negocia com ala/armador do Bauru para o NBB

Guilherme Santos é cotado para reforçar o Brasília de olho no segundo turno da competição

postado em 12/12/2018 17:36 / atualizado em 13/12/2018 10:41

Hedeson Alves/LNB
Na última colocação do Novo Basquete Brasil (NBB), o Universo/Brasília faz consultas ao mercado para reforçar o time e tentar melhorar a campanha na segunda parte do torneio. O alvo é Gui Santos, ala/armador de 21 anos que cresceu no Bauru-SP e há quatro temporadas frequenta o elenco profissional. O jogador trabalhou com André Germano, atual técnico do Brasília, nas categorias de base do time paulista. Porém, Gui não conseguiu uma boa sequência de jogos por conta das lesões. Recentemente, passou por uma artroscopia no joelho direito e só voltou às quadras na última rodada (6/12).
 
No fim de 2016, também esteve no departamento médico de Bauru, pois rompeu o ligamento cruzado anterior do mesmo joelho. Na atual temporada, participou de seis partidas, com uma média de 17.3 minutos jogados. A briga por posição promete bons duelos no time da capital. Pedro Mendonça, em recuperação de cirurgia no joelho esquerdo, e Zach Graham, maior pontuador da liga, com média de 21 pontos por partida, podem ser os novos companheiros de posição de Gui Santos. 

O ex-clube do jovem atleta também não vive boa fase. Bauru é o vice-lanterna, com quatro vitórias em 12 partidas. Só tem aproveitamento melhor do que o Universo/Brasília, que soma três três triunfos em 11 duelos. 

Asceb não desperta interesse

Na última terça-feira (11/12), o ginásio do Universo/Brasília foi a leilão. Com lance inicial de R$ 131 milhões, nenhum interessado fez uma proposta pelo local. Além do alto valor que foi estipulado pelo terreno de 18.290m² do clube da Asceb – Associação dos Empregados da CEB, na 904 Sul, o propietário teria de encarar um imbróglio judicial com a entidade de classe que tem “'posse parcial”' do imóvel. A Eletronorte, como proprietária, pode vender o imóvel, mas não pode garantir a posse da fração que está à disposição da associação, em decorrência de decisão do Tribunal de Justiça do DF.
 
A ação está no Superior Tribunal de Justiça, para julgamento do recurso da Asceb, que trata a questão de usucapião. Por essa razão, os interessados são avisados de que a posse só será garantida após o pagamento da indenização à Asceb. 

Brasília visita o São José 

Após boa vitória sobre o Minas na capital federal, o Universo/Brasília tenta embalar no Novo Basquete Brasil (NBB). Em São Paulo, o time comandado por André Germano enfrenta o São José, nesta quinta-feira (13/12), às 20h, no Ginásio Lineu de Moura.  Em caso de vitória, a equipe brasiliense deixa a incômoda lanterna da competição.

Os times se enfrentaram na pré-temporada. Os paulistas venceram por 88 x 87. Para o confronto de logo mais, o técnico André Germano terá apenas a baixa do ala/armador Pedro Mendonça, que se recupera de uma artroscopia no joelho esquerdo. Na vitória sobre o Minas, Windy Graterol e Nezinho comandaram a equipe e foram os destaques da boa vitória no Ginásio da Asceb.

O treinador da equipe brasiliense vinha frisando a necessidade de melhorar a defesa para começar a reagir no torneio. “Precisamos apresentar o mesmo padrão de jogo que tivemos contra o Minas. A nossa defesa foi bastante consistente, com muita intensidade. A partir de uma defesa mais agressiva, o time vai conseguir fazer um ataque de maior rotação, até encontrar um arremesso livre ou alguém bem posicionado”, comentou Germano.

O time paulista vem de vitória sobre o Joinville por 102 x 100, com destaque para os alas Pedro Lima e Sahdi. Assim como André Germano, o técnico do São José também dirige pela primeira vez uma equipe profissional de basquete. Cristiano Ahmed começou a temporada como uma incerteza e vem mostrando bom trabalho. “Na parte técnica e tática, evoluímos bastante. Isso ajudou demais. A partir do momento que você consegue aplicar sua filosofia e os atletas acreditam, é meio caminho andado”, disse.
 
 
*Estagiário sob supervisão de Fernando d'Amarelo